Califórnia aumenta de 18 para 21 anos idade mínima para fumar

O governo do estado norte-americano da Califórnia elevou a idade legal para fumar dos 18 para os 21 anos, dentro de um conjunto de medidas legislativas que regulam também os cigarros eletrônicos.

Após a aprovação no legislativo local no último dia 10 de março, o projeto de lei aguardava apenas a assinatura do governador, o democrata Jerry Brown, que rubricou a nova norma ontem (5).
Deste modo, a Califórnia, o estado mais povoado dos Estados Unidos, com 39 milhões de habitantes, juntou-se ao Havai. Os dois estados têm agora a idade mínima para fumar mais elevada dos Estados Unidos.

Este novo pacote de medidas sobre o tabaco foi aprovado apesar da rejeição da maioria dos deputados republicanos.
O senador democrata Ed Hernández, que apóia a iniciativa, assinalou em março que a medida vai salvar vidas porque fará com que menos adolescentes comecem a consumir tabaco.
Hernández disse ainda que a “feroz” oposição da indústria tabagista a este projeto de lei demonstra que o seu modelo de negócio se baseia em “promover e vender este veneno a crianças”.
A regulação californiana proíbe também que os cigarros eletrônicos sejam usados em restaurantes, teatros, cinemas e outros espaços públicos onde o tabaco tradicional já era proibido.

FGM participa de mostra audiovisual online nesta terça-feira (15)

A Fundação Gregório de Mattos participa, nesta terça-feira (15), da 16ª edição do Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (Enecult), apresentando documentários e curtas-metragens premiados por meio...

TCA em Casa divulga programação da terceira semana de setembro

O Teatro Castro Alves (TCA) apresenta a agenda da terceira semana de setembro do 'TCA em Casa', programação em ambiente digital. A agenda online mantém as atividades...

Candeias: resgates de bandas e fanfarras geram inclusão e transformação social

Candeias, cidade da região metropolitana a 46 km de Salvador é também conhecida pela forte ligação com a música. Talvez essa seja a explicação para a grande...

Festival de documentário musical começa amanhã em plataforma digital

O In-Edit Brasil - Festival Internacional do Documentário Musical chega à 12º edição com mais de 60 filmes nacionais e internacionais inéditos no circuito comercial. O evento...