O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (CREA-SE) publicou uma nota técnica com diretrizes para a recarga de veículos elétricos, atendendo a uma solicitação do Ministério Público Estadual. O documento destaca riscos estruturais causados por incêndios envolvendo baterias de íons de lítio, comuns nesses automóveis.
Segundo a nota, esse tipo de bateria pode ultrapassar 1.000°C em caso de combustão, o que compromete seriamente a resistência de materiais usados em construções convencionais. A análise técnica do CREA aponta que, a partir de 600°C, o concreto perde mais da metade de sua resistência à compressão, elevando o risco de colapso parcial ou total de edificações.
Diante da ausência de dimensionamento adequado nas estruturas prediais brasileiras para lidar com essas situações, o conselho emitiu uma série de recomendações. Entre as principais orientações, estão:
• Evitar recarga em condomínios e prédios com garagem subterrânea ou sob pilotis, independentemente do número de pavimentos;
• Realizar o carregamento apenas em estações externas, localizadas fora de qualquer tipo de edificação;
• Manter distância mínima de 3 metros entre veículos nas áreas de recarga ao ar livre. Quando isso não for possível, recomenda-se enclausurar os limites da estação para conter a propagação de um eventual incêndio.
A medida reforça a necessidade de atenção às características específicas das baterias de carros elétricos e a urgência de adaptação da infraestrutura urbana para garantir a segurança de moradores e usuários.