Prefeitura de Morro do Chapéu entrega 240 títulos de propriedade para famílias de baixa renda

A Prefeitura de Morro do Chapéu realizou nesta quarta-feira (11) a entrega de 240 títulos de propriedade a famílias de baixa renda, por meio do programa Morar Legal. A ação, voltada à regularização fundiária urbana, tem como objetivo garantir segurança jurídica e dignidade à população, permitindo que centenas de moradores passem a ter, de forma oficial, a posse de seus imóveis.

A cerimônia reuniu autoridades locais e estaduais, entre elas a prefeita Juliana Araújo, o secretário de Desenvolvimento e Assistência Social, Geraldo Miguel, o presidente da Câmara Municipal, Eloi Falcão, e representantes do Poder Judiciário, como a juíza substituta da comarca de Morro do Chapéu, Mariana Shimeni Bensi de Azevedo, e membros da Corregedoria das Comarcas do Interior.

O juiz Valnei Mota Alves de Souza, integrante da Corregedoria das Comarcas do Interior do Tribunal de Justiça da Bahia, destacou o pioneirismo de Morro do Chapéu com o programa. “Quando nós temos um trabalho sério e muito bem feito, esse é o resultado. Os senhores e as senhoras estão lidando com pessoas sérias aqui, que merecem elogios pelo trabalho que vêm fazendo em Morro do Chapéu”, disse.

Ele detalhou que o Poder Judiciário tem dialogado praticamente com todos os municípios baiano para tratar da Reurb (regularização urbana). “Todos os municípios têm que fazer. Aqui, eles fizeram sem a necessidade de nenhum tipo de provocação do Tribunal de Justiça, foi espontâneo deles, foi voluntário. Mostra o comprometimento da gestão com dois elementos essenciais: dignidade e pertencimento”, salientou.

Durante o evento, a prefeita Juliana Araújo destacou o alcance social do programa Morar Legal. “Esta iniciativa é um compromisso da nossa gestão em garantir segurança jurídica e promover a cidadania para aqueles que mais precisam. A regularização fundiária vai proporcionar às famílias o direito de propriedade de seus lares, assegurando a estabilidade e a paz de espírito que só a posse legal pode trazer. Estamos falando de dignidade, de reconhecer e valorizar o esforço de cada cidadão que construiu sua vida e sua história em nossa cidade”, afirmou.

O programa Morar Legal assegura a entrega dos títulos às famílias de baixa renda, que muitas vezes não teriam condições de arcar com os custos da regularização. Com a posse do título, os beneficiários passam a ter o direito de venda, construção, reforma e ampliação dos imóveis de forma legal, além de acesso facilitado a linhas de crédito e programas habitacionais.

Esta é mais uma etapa do programa Morar Legal. No ano passado, por meio da iniciativa, a prefeitura entregou 200 títulos de propriedade para famílias de baixa renda.

Obras da Conder seguem em ritmo acelerado no canal Mangabeira e já reduzem alagamentos no Bairro da Paz

A obra de macrodrenagem do canal Mangabeira, realizada pelo Governo da Bahia por meio da Conder, segue em ritmo acelerado com o objetivo de...

Homem é encontrado morto com mãos e pés amarrados no bairro do Comércio

Um homem foi encontrado morto com marcas de disparos de arma de fogo, mãos e pés amarrados, na noite de terça-feira (05/08), no bairro...
Fundação Jose Silveira

Obras da Conder seguem em ritmo acelerado no canal Mangabeira e já reduzem alagamentos no Bairro da Paz

A obra de macrodrenagem do canal Mangabeira, realizada pelo Governo da Bahia por meio da Conder, segue em ritmo...
Prefeitura Vitoria da Conquista

Obras da Conder seguem em ritmo acelerado no canal Mangabeira e já reduzem alagamentos no Bairro da Paz

A obra de macrodrenagem do canal Mangabeira, realizada pelo Governo da Bahia por meio da Conder, segue em ritmo...

Homem é encontrado morto com mãos e pés amarrados no bairro do Comércio

Um homem foi encontrado morto com marcas de disparos de arma de fogo, mãos e pés amarrados, na noite...

“COMUNISTA E SÓ VIVE NO LUXO”: Deputada Erika Hilton surge no plenário com bolsa de R$18 mil

A deputada federal Erika Hilton (PSOL) voltou a atrair atenção nas redes sociais e no Congresso Nacional. Na noite...

Projeto de rádio fortalece educação no Colégio Mestre Paulo dos Anjos

No Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos, localizado no Bairro da Paz, em Salvador, a rotina escolar ganhou trilha...