Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Outubro Rosa: Prefeitura de Salvador intensifica ações de prevenção do câncer de mama

O câncer de mama continua sendo a principal causa morte por neoplasia entre a população feminina em idade fértil em Salvador. A forma mais eficaz de diagnóstico precoce e prevenção da doença é através da realização periódica da mamografia, mas das 11 mil vagas disponibilizadas por mês pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) para a realização de exames gratuitos, apenas 47% são preenchidas.

De janeiro a setembro deste ano, foram registrados cerca de 180 óbitos em decorrência da patologia na capital baiana. A taxa de mortalidade por câncer de mama continua elevada no município por conta do diagnóstico tardio, que chega, geralmente, quando a doença já está em estado avançado.

A marcação para o exame de mamografia é disponibilizada nas unidades básicas da capital durante todo o ano, porém, no mês do Outubro Rosa, a campanha de mobilização é intensificada. Para ter acesso ao procedimento, as interessadas devem procurar um dos 120 postos da rede municipal munidas do documento de identificação com foto e do cartão SUS para avaliação médica e de enfermagem.

Outubro Rosa – O início oficial da campanha do Outubro Rosa acontece neste domingo (1), com a iluminação do Elevador Lacerda na cor rosa. As ações vão contar com a presença de profissionais de saúde, que realizarão o agendamento de exames clínicos e mamografia para mulheres de 50 a 69 anos.

“Se conseguirmos identificar um câncer de mama em estágio precoce, a chance de cura é acima de 90%. Por isso, é importantíssimo que as mulheres que fazem parte do grupo de risco, que são aquelas acima de 50 anos de idade ou com histórico da patologia na família, procurem periodicamente o serviço de saúde para realização do exame”, alertou a coordenadora da Atenção Primária do município, Adriana Miranda.

Programação – Durante todo o mês de outubro, uma carreta vai percorrer os bairros de Salvador com oferta gratuita de exames clínicos e orientações para o autocuidado das mamas.
Entre os dias 02 a 06, a população pode conferir a Loja Rosa instalada no Shopping Center Lapa, Centro da cidade, das 9h às 21h, onde serão oferecidos serviços e orientações na área de saúde da mulher. O Salvador Shopping vai ofertar também, de 2 a 11, um consultório para realização de exame clínico e orientação para autocuidado.

As mulheres da capital também contarão com os mesmos serviços a partir do dia 16 na Estação da Lapa. Nos 12 Distritos Sanitários do município serão realizadas mamografias, busca ativa de pacientes, além de palestras, salas de espera e distribuição de material educativo que incentivam o diagnóstico precoce, estimulando o acompanhamento periódico de saúde e a realização do auto exame das mamas.

Caravana de Direitos Humanos começa no bairro de Itapuã, em Salvador

A maior estratégia de promoção da cidadania e acesso à justiça e direitos humanos da Bahia retoma com tudo esta semana. Trata-se da Caravana...

PERSE: aprovado na Câmara projeto com incentivos ao setor de eventos

A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que estabelece um teto de R$ 15 bilhões para os incentivos fiscais do Programa Emergencial...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Caravana de Direitos Humanos começa no bairro de Itapuã, em Salvador

A maior estratégia de promoção da cidadania e acesso à justiça e direitos humanos da Bahia retoma com tudo...
Fundação Jose Silveira

Caravana de Direitos Humanos começa no bairro de Itapuã, em Salvador

A maior estratégia de promoção da cidadania e acesso à justiça e direitos humanos da Bahia retoma com tudo...

PERSE: aprovado na Câmara projeto com incentivos ao setor de eventos

A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que estabelece um teto de R$ 15 bilhões para os...

Famílias que passaram por acolhimento provisório começam a receber Auxílio Moradia e Auxílio Emergência da Prefeitura

A Prefeitura de Salvador iniciou o pagamento dos benefícios de Auxílio Moradia para 81 famílias que passaram pelo acolhimento...

Mais de 40% dos contribuintes entregaram declaração do IR

Em quase 40 dias, mais de 40% dos contribuintes acertaram as contas com o Leão. Até as 15h30 desta...