Na noite deste sábado (21), as equipes da Polícia Civil da Bahia realizaram uma campanha educativa no circuito do São João de Jequié, com foco no combate à violência contra mulheres, incluindo casos de assédio sexual, além de crimes contra idosos e outras formas de discriminação, como LGBTfobia, racismo e intolerância religiosa.
A iniciativa é da 9ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) de Jequié, com apoio das equipes da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM) do município, e tem como objetivo sensibilizar a população para o respeito mútuo, promovendo a prevenção de crimes e a conscientização sobre direitos e proteção de grupos vulneráveis.
A estrutura da Polícia Civil no município está montada na Praça da Bandeira, no circuito principal dos festejos, com atuação tanto na área ostensiva quanto na prevenção. O espaço também conta com o Posto SERVIR, que oferece atendimento especializado a vítimas de violência e discriminação.
O coordenador da 9ª Coorpin, delegado Roberto Leal, destacou a importância de intensificar ações como essa durante eventos de grande porte. “Estamos com o efetivo pronto para atuar em Jequié e em toda a região durante os festejos juninos. Além do atendimento diário na unidade montada no circuito, também estamos prestando um atendimento especializado aos públicos vulneráveis. Nossa missão é garantir que todos possam curtir a festa com segurança e respeito”, afirmou o delegado.
A delegada Natália Palhares, titular da DEAM de Jequié, reforçou o compromisso das equipes com um atendimento humanizado.“Nossa equipe está voltada para o atendimento de todos que vêm curtir o São João. Nosso trabalho no Posto SERVIR é focado nos públicos vulneráveis. Estamos preparados para oferecer um acolhimento qualificado, com atenção a cada cidadão que precise de nossa ajuda durante os festejos”, explicou.
A estudante Mirtes Carvalho, de 17 anos, foi uma das pessoas impactadas positivamente pela ação. “Estava aqui na festa e não sabia que a Polícia tinha uma equipe capacitada para ouvir uma mulher vítima de algo que ela não tenha gostado dentro do circuito. É importante se sentir segura para podermos curtir a festa com as nossas próprias escolhas”, comentou.