Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Recorde! Polícia baiana apreendeu 7,7 toneladas de maconha em setembro

Mês mais produtivo do ano, quando o assunto é apreensão de drogas. Esta é a marca de setembro 2017, que já teve recolhida das ruas mais de sete toneladas de drogas, entre maconha, cocaína e crack. O número supera as apreensões dos demais meses do ano que juntos tiveram sete toneladas retiradas de circulação. No ano, até agora, a polícia baiana localizou mais de 14 toneladas de drogas nas mãos de quadrilhas.

O crescimento na apreensão de drogas já pode ser notado no mês de agosto, quando aproximadamente 3,8 toneladas foram recolhidas e em setembro, esse número mais que dobrou.

O aumento é resultado de inúmeras operações, desenvolvidas de forma integrada pelas polícias Civil, Militar e Federal, além da Força-Tarefa da Secretaria da Segurança Pública, como explica o secretário da pasta, Maurício Teles Barbosa. “Conseguimos afinar o trabalho e atuar de uma forma que todas as instituições conseguem contribuir, dentro de suas atribuições, resultando em ações rápidas e certeiras. Estão todos de parabéns”, elogiou.

20a9565c eae6 4f7b 8dc7 71ed0ccad172

As apreensões de setembro ocorreram em diversas partes do estado, inclusive em Salvador e na Região Metropolitana. A mais recente aconteceu esta semana, com a apreensão de 700 quilos de maconha em Feira de Santana, no bairro Gabriela, na última sexta-feira (29), em uma operação do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco). “Só esta ação representou um prejuízo de R$ 300 mil ao tráfico”, destacou o diretor do Draco, delegado Marcelo Sansão.

aa443194 f1db 48fa a901 81e86cabd4ff

Também houve grandes apreensões em Lauro de Freitas e em alguns bairros de Salvador, como Cajazeiras. Em uma operação conjunta entre a Polícia Federal, Força Tarefa da Secretaria da Segurança Pública e o Comando de Policiamento Especializado (CPE) foram encontradas quase quatro toneladas de maconha escondidas e um galpão na RMS e em um matagal, no bairro de Cajazeiras.

Para o coordenador da Força-Tarefa, major Marcelo Barreto, a troca contínua de informações entre as polícias e a contribuição mútua das instituições têm aprimorado o desenvolvimento das operações, resultando em grandes apreensões. “A rotina de retirada das drogas no varejo continua, mas a mudança na ação policial envolvendo o trabalho mais unido das polícias tem dado muito prejuízo às quadrilhas antes das drogas chegarem ao mercado”, explicou o major.

Além do trabalho realizado no varejo e na interceptação dos grandes carregamentos, a localização de plantações de maconha espalhadas no estado também tem ajudado na quebra do tráfico, como aborda o comandante do CPE da Polícia Militar, coronel Humberto Sturaro. “Uma das maiores plantações de maconha do estado foi descoberta por equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado/Caatinga, nos municípios de Curaçá e Abaré. Foram quase 200 mil pés de maconha”, comenta orgulhoso das equipes.

Estima-se que a plantação possuía 30 toneladas de maconha, que foi erradicada na própria fazenda, após registro da ocorrência e a retirada de amostragem para o desdobramento das investigações acerca do crime.

Os gestores também ressaltaram a importância da participação da sociedade no resultado das operações e reforçam a colaboração das denúncias feitas através do (71) 3235-0000 e do 181, com total garantia do anonimato.

Imagens : Alberto Maraux | SSP

Polícia Civil prende suspeito de assaltos no centro de Salvador

Um homem investigado por praticar assaltos em diversas localidades do centro de Salvador, foi preso por equipes da 1º Delegacia Territorial dos Barris, na...

Pedro Tavares comemora promulgação de lei de sua autoria que visa proibir cobrança de taxas para emitir diplomas

Agora é lei a proibição de cobrança de taxas para emissão de diplomas e outros documentos acadêmicos e escolares na Bahia. A lei nº...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Polícia Civil prende suspeito de assaltos no centro de Salvador

Um homem investigado por praticar assaltos em diversas localidades do centro de Salvador, foi preso por equipes da 1º...
Fundação Jose Silveira

Polícia Civil prende suspeito de assaltos no centro de Salvador

Um homem investigado por praticar assaltos em diversas localidades do centro de Salvador, foi preso por equipes da 1º...

Pedro Tavares comemora promulgação de lei de sua autoria que visa proibir cobrança de taxas para emitir diplomas

Agora é lei a proibição de cobrança de taxas para emissão de diplomas e outros documentos acadêmicos e escolares...

Imóvel desaba no bairro de Pero Vaz, em Salvador

Por conta das fortes chuvas que atingem a capital baiana, um imóvel desabou na manhã desta quarta-feira (24/04), no...

Programa Corra pra o Abraço passa a atender mais quatro municípios baianos

As ações de promoção da cidadania e dos direitos humanos conduzidas pelo Programa Corra pro Abraço serão ampliadas para...