A Praça Alameda das Samambaias, no bairro de Piatã, foi entregue completamente requalificada na noite desta quinta-feira (3) pela Prefeitura de Salvador. O investimento total das obras foi de R$493 mil, e o projeto contempla melhorias estruturais, nova iluminação, instalação de quiosques e mobiliário urbano. O prefeito Bruno Reis esteve presente no ato de entrega, acompanhado de outras autoridades locais.
A nova praça, que agora passou a ser usada com mais frequência por famílias de condomínios localizados na região, passou por intervenções numa área de 5.861,42 m², como a instalação de três quiosques, construção de um parque infantil, implantação de 74 luminárias em LED e 34 postes de fibra. Além disso, o equipamento público ganhou novo paisagismo com áreas de grama natural e sintética e bancos pré-moldados.
“Era muito comum, no passado, essa cidade linda, que todos nós temos muito orgulho, não oferecer espaços públicos utilizados pelos cidadãos. As pessoas iam a shoppings, a ambientes fechados, porque os espaços públicos estavam abandonados, sem qualquer cuidado. Aos poucos, nós fomos devolvendo a cidade ao cidadão, fazendo com que as pessoas pudessem curtir e utilizar Salvador”, comentou o prefeito Bruno Reis.
Bruno Reis também lembrou que, recentemente, o bairro ganhou a nova Praça Roque Carneiro da Silva, além do recapeamento das avenidas Colina A e B. “E hoje voltamos ao bairro para entregar a requalificação da Praça Alameda das Samambaias completa, uma demanda antiga, necessária para os moradores”, completou o gestor.
Uma das contempladas com um dos três quiosques construídos ao redor da praça é a baiana de acarajé Avani Alves dos Santos. Moradora da região, ela atua há cerca de dois anos no local vendendo acarajé. Antes, ela comercializava embaixo de um toldo.
“Já vai fazer dois anos que estou aqui. Antes, eu trabalhava com meu tabuleiro, colocava minhas coisas ali mesmo, porque não tinha nenhuma estrutura. Gostei muito do quiosque. Agradeço pelo apoio que tive de alguns moradores e também da Prefeitura”, comentou.
Moradora há cerca de um ano e meio do bairro, Lueli Santos Figueiredo conta que a praça se tornou uma opção frequente para o final da tarde ao lado da família. Ela diz que costuma trazer seu cachorro e que a filha, que está prestes a completar cinco anos, adora a área de lazer infantil construída para atender os pequenos moradores.
“Desde que a pracinha passou por essa intervenção tem sido um espaço de lazer bem bacana. Passamos aqui no fim do dia, tem muitas crianças e também quem passeia com os pets vem pra cá. A minha filha curte bastante e a gente poderia até vir mais, mas na correria do dia a dia nem sempre é possível”, disse.
De acordo com o presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), Virgílio Daltro, a cidade já ultrapassou a marca de 600 praças requalificadas ou construídas pela gestão municipal nos últimos anos. Segundo ele, são mais de 400 km de áreas requalificadas, contribuindo diretamente para a melhoria da mobilidade e da qualidade de vida da população.
“Salvador tem 171 bairros, e não há um só que não tenha a assinatura da Prefeitura. Já entregamos mais de 600 praças e temos 42 prontas para inauguração. Isso faz parte da política da prefeitura de devolver os espaços públicos ao cidadão. Tem lugares que, antes, estavam completamente abandonados. Hoje, graças ao trabalho da gestão municipal, foram transformados em espaços bem cuidados, iluminados e preparados para receber a comunidade. Onde antes não havia nada, hoje tem praça, tem vida”, comentou.