A Travessia Salvador-Mar Grande permanece suspensa durante este domingo (06/07), por causa das condições desfavoráveis de navegação na Baía de Todos-os-Santos, provocadas pelo mau tempo. A Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab) informou ainda que não há previsão para o retorno do serviço.
A suspensão começou às 7h30 do sábado (5), por recomendação da Capitania dos Portos da Bahia. Também continuam paralisadas as escunas de turismo que realizam passeios pelas ilhas da Baía de Todos-os-Santos.
Já a Travessia Salvador–Morro de São Paulo segue funcionando, mas com operação adaptada: em vez do percurso marítimo direto, os passageiros são transportados via sistema semi-terrestre, com conexão em Itaparica.
O trajeto atual é feito em três etapas: os passageiros embarcam no Terminal Náutico, em Salvador, com destino à Ilha de Itaparica. De lá, seguem em ônibus até a Ponta do Curral, em Valença, onde embarcam em lanchas que completam o pequeno percurso até o Morro de São Paulo.
Com essa mudança, o tempo de viagem aumenta de 2h20 para cerca de 3h20. As saídas de Salvador ocorrem às 9h e 10h30. Já os horários de retorno, partindo do Terminal do Morro de São Paulo, são às 11h30 e 14h.