Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

#VaiTerGorda! Desfile plus size, debates e homenagens em sessão da Câmara de Salvador

Foi realizada na Câmara Municipal de Salvador, na noite desta segunda-feira (2), a sessão especial pelo Mês das Gordinhas. O ato foi promovido pelo vereador Hélio Ferreira (PCdoB) em parceria com o Movimento Vai Ter Gorda. O objetivo foi debater questões relacionadas aos avanços e desafios das mulheres acima do peso na sociedade, além de discutir políticas públicas de combate à “gordofobia”.
Hélio Ferreira chamou atenção para a necessidade de identificar uma pauta de políticas públicas de inclusão para o segmento e colocou seu mandato à disposição do movimento.
“Me sinto muito feliz, nosso mandato é popular e defende os interesses de todos os grupos da sociedade. As ruas tem muita descriminação, a ideia é trazer esse debate para dentro da Câmara. É preciso criar políticas públicas que realmente atendam essas pessoas”, disse Hélio.
VaiTerGorda na CMS2
Autoestima
Coordenadora do Vai Ter Gorda, Adriana Santos destacou os avanços e desafios da mulher gorda na sociedade, citando como exemplo os diversos movimentos que conscientizam e elevam a autoestima do segmento, com reflexos positivos no mercado de moda. Um dos aspectos mais visíveis da gordofobia, segundo ela, está no mercado de trabalho, quando muitas pessoas mesmo aprovadas em concursos são preteridas nos exames de saúde do processo seletivo, como se a qualificação tivesse relação com a forma física. A violência obstétrica foi outro ponto citado por Adriana, exemplificando com a estrutura das macas nas maternidades, que não comportam mulheres gordas.
Samara Azevedo, fundadora do Coletivo Cacheadas e Crespas de Salvador, e a produtora cultural Carla Galrão, idealizadora do GordaRoupa, alertaram para a crueldade difundida pelas redes sociais contra as pessoas gordas, sobretudo as mulheres, agravando ainda mais o quadro de preconceito. A turismóloga Maria França acrescentou que a gordofobia é ainda mais acentuada no caso das mulheres negras e no mercado de trabalho.
VaiTerGorda na CMS3
A mesa da sessão foi formada, ainda, pela pesquisadora Elza Elisa; Tânia Portugal, representante da secretária estadual de Políticas para Mulheres, Julieta Palmeira; Maria Auxiliadora Alves, representante da secretária municipal de Políticas para Mulheres, Taíssa Gama; e Ângela Guimarães, coordenadora da Unegro.
Homenagens
Foram homenageadas na sessão a grafiteira e ativista Sista Kátia; a maquiadora Maile Santos; a presidente do bloco “As Direitinhas”, Dekka Direitinha; as jornalistas Nayana Ribeiro (Revista Plus) e Tairine Ceuta; a empresária Cynthia Paixão, rainha do Ilê 2014; e a ativista Carla Leal, do Gordinhas Lindas / Soul Gorda, entre outras personalidades reconhecidas em suas profissões pela militância contra o preconceito.
No final da sessão houve desfile de modelos plus size, com o objetivo de ressaltar a autoestima das mulheres gordas.
VaiTerGorda na CMS4]]>

PT, PCdoB e PV de Candeias rebatem Éden Valadares e afirmam não aceitar imposição de “coronéis”

A Federação Brasil da Esperança em Candeias do PT, PV E PCdoB disse que recebeu com “estranheza” a fala do presidente estadual do PT,...

Fraudes em quase 10 toneladas de café deflagram a “Operação Valoriza”

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) deflagrou a "Operação Valoriza" em café torrado e moído, como parte do Programa Nacional de Prevenção e...

PT, PCdoB e PV de Candeias rebatem Éden Valadares e afirmam não aceitar imposição de “coronéis”

A Federação Brasil da Esperança em Candeias do PT, PV E PCdoB disse que recebeu com “estranheza” a fala...
Prefeitura Porto Seguro

PT, PCdoB e PV de Candeias rebatem Éden Valadares e afirmam não aceitar imposição de “coronéis”

A Federação Brasil da Esperança em Candeias do PT, PV E PCdoB disse que recebeu com “estranheza” a fala...

Fraudes em quase 10 toneladas de café deflagram a “Operação Valoriza”

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) deflagrou a "Operação Valoriza" em café torrado e moído, como parte do...

Governo prorroga Desenrola até 20 de maio

Pela segunda vez, o governo vai prorrogar o Programa Desenrola Brasil, programa de renegociação de dívidas de pessoas físicas...

Receita lança nova fase do Litígio Zero a partir de 1º de abril

A partir de 1º de abril, contribuintes que devem até R$ 50 milhões à Receita Federal poderão participar de...