O ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José Maria Marin, morreu na madrugada deste domingo (20), em São Paulo, aos 93 anos. A causa da morte não foi divulgada. Marin estava internado no hospital Sírio-Libanês, na capital paulista. O velório está previsto para a tarde deste domingo.
Advogado de formação, Marin teve carreira política ativa entre as décadas de 1960 e 1980. Foi vereador e deputado estadual em São Paulo, além de ter exercido o cargo de vice-governador na gestão de Paulo Maluf. Em 1982, assumiu o governo do estado quando Maluf se licenciou para concorrer a um cargo eletivo. Na época, os governadores eram escolhidos por meio de eleições indiretas durante o regime militar.
No futebol, presidiu a Federação Paulista de Futebol entre 1982 e 1988 e chefiou a delegação brasileira na Copa do Mundo de 1986, no México. Marin assumiu a presidência da CBF em 2012, após a renúncia de Ricardo Teixeira, e permaneceu no cargo até 2015, sendo sucedido por Marco Polo del Nero.
Ainda em 2015, foi preso na Suíça em uma operação internacional conduzida pelo FBI que investigava casos de corrupção ligados à Fifa. Marin foi extraditado para os Estados Unidos, onde foi julgado e condenado. Ele retornou ao Brasil em 2020, após ser libertado durante a pandemia de Covid-19. Em 2023, o ex-dirigente sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) em São Paulo.