Uma esmeralda bruta de 92,5 quilos encontrada na região da Serra da Carnaíba, no interior da Bahia, vai a leilão no próximo dia 8 de agosto, com lance inicial de R$ 100 milhões. O valor milionário e o tamanho impressionante da pedra chamaram a atenção de colecionadores e investidores do mundo inteiro.
A joia rara, batizada de “Pequena Notável” — em homenagem à cantora Carmen Miranda — mede 68 cm x 43 cm x 40 cm e possui diversos cristais verdes incrustados. A peça pertence a um empresário do Rio de Janeiro, do setor de metalurgia, que decidiu vender a esmeralda quase um ano depois de tê-la adquirido.
O leilão será feito de forma online, sob a responsabilidade da empresa Bid Leilão, e quem quiser ver a pedra pessoalmente pode agendar visita ao espaço onde ela está exposta, no Rio.
Esmeralda Bahia
A fama da Serra da Carnaíba não é de hoje. Foi na mesma região que surgiu outra esmeralda gigante, a “Esmeralda Bahia”, com quase 380 quilos e avaliada em R$ 2,3 bilhões. Essa pedra foi levada de forma ilegal para os Estados Unidos nos anos 2000 e só foi repatriada no início de 2025, após uma longa briga judicial.
Segundo a Advocacia-Geral da União (AGU), documentos falsos foram usados para tirar a joia do Brasil. Uma decisão da Justiça Federal brasileira, confirmada por um tribunal norte-americano, determinou que a peça fosse devolvida e, agora, ela está sob responsabilidade do governo brasileiro, com previsão de ficar exposta no Museu Nacional, no Rio de Janeiro.