Cinco pessoas foram presas, na manhã desta segunda-feira (21), durante a Operação Tio Patinhas, que desarticulou uma organização criminosa especializada em golpes pela internet. O grupo, que atuava em diversos estados brasileiros, era liderado por um casal preso em flagrante dentro de um apartamento de alto padrão no bairro Kalilândia, em Feira de Santana, onde funcionava um verdadeiro “call center do golpe”.
De acordo apuração do Informe Baiano, os criminosos anunciavam, por meio de uma rede social, produtos como relógios, joias, roupas e perfumes de marcas famosas, com foco no atacado para lojistas e microempreendedores. Após o pagamento, as vítimas eram bloqueadas e nunca recebiam as mercadorias.
Durante a operação, os policiais encontraram dezenas de caixas lacradas com etiquetas de envio — todas vazias — usadas para dar aparência de legalidade ao negócio. Produtos falsificados também eram exibidos em vídeos e postagens para atrair compradores.
Desde 2021, o grupo fez centenas de vítimas em estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Alagoas, Rio Grande do Norte, Sergipe, Pernambuco e municípios do interior baiano. Em Feira de Santana, não havia registro de boletins de ocorrência, o que, segundo a polícia, indicava uma estratégia para evitar chamar atenção na cidade onde atuavam.
A investigação foi conduzida pela Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos, que monitorava as movimentações do grupo. Além do imóvel no Kalilândia, mandados foram cumpridos em um condomínio no bairro SIM e em uma casa na Rocinha, todos ligados à quadrilha.
Na ação, foram apreendidos uma Land Rover Evoque, um HB20, além de joias, relógios e perfumes falsificados. Os veículos passarão por perícia para identificar possível adulteração. Os presos seguem à disposição da Justiça.