O Farol da Barra, um dos principais pontos turísticos da capital baiana, está mais verde após ação de recuperação do gramado do entorno do Forte de Santo Antônio da Barra, onde fica o equipamento. A ação foi promovida em parceria entre a Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis) com a Associação de Moradores e Amigos da Barra (Amabarra).
As ações envolveram ainda o plantio ao longo da balaustrada da Avenida Oceânica e novos tutores para proteção das mudas plantadas. As melhorias do gramado compreendem uma área de 2,4 mil m². Além disso, foram instalados tutores para 32 árvores e 10 mudas de abricó, plantadas no trecho entre a Embasa e o farol.
Melhorar a irrigação – Os trabalhos levam em conta ainda os canteiros que estão sem mudas, providenciando o plantio de espécies que se adaptem ao local, além da implantação de tutores mais resistentes ao vento e ao vandalismo, que ajudem as árvores a crescerem para o alto e não para o lado, como ocorre nas espécies plantadas na orla.
O titular da Secis, Ivan Euler, lembra que, além de restaurar o gramado e requalificar o sistema de irrigação, a ação deixa o entorno ainda mais belo para turistas e soteropolitanos. “Quando visitarem o farol, as pessoas vão encontrar essa área ainda mais verde e bonita. Também estamos recuperando o plantio ao longo da Avenida Oceânica até o Porto da Barra. Também estamos instalando tutores, que são equipamentos que sustentam essas plantas, para evitar vandalismo e a ação do vento contra as mudas, proporcionando uma arborização mais efetiva dessa região”, explica.
Demanda dos moradores – Representante da Amabarra, o publicitário Valdson Campos, de 52 anos, relata que a associação atua na luta pelo bem coletivo no bairro, auxiliando desde o morador, até os comerciantes e turistas que visitam a Barra. “Sempre que percebemos que, em todo grande evento, o gramado é severamente afetado, temos essa preocupação de solicitar uma manutenção específica. Tudo que podemos fazer para que a área seja sempre bem cuidada, estaremos à disposição para tal”, afirma.
O secretário da Casa Civil, Luiz Carreira, destaca que essa entrega é uma velha demanda dos moradores, e que a Prefeitura está recuperando toda a área que foi prejudicada durante eventos como o Carnaval, por exemplo. Outras questões também são alvo de atenção, como o ordenamento do espaço público, os cuidados com a organização dos equipamentos e reforço na pintura das balaustradas, que sofrem com os efeitos de situações como a chuva.
“Temos a preocupação ainda em relação à coleta de lixo, troca das papeleiras, e outras medidas que permanentemente estamos fazendo nessa parceria com a Amabarra, que sempre tem contribuído com sugestões e justas reclamações sobre as ações que a Prefeitura deveria estar fazendo aqui”, ressalta Carreira.