Cinco suspeitos morreram e outros três foram presos durante a Operação Vértice Zero, deflagrada nesta quarta-feira (23/07) no distrito de Caraíva, município de Porto Seguro, no Extremo Sul da Bahia. A ação reúne forças da Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Força Nacional, além de equipes de inteligência da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).
Segundo a SSP, a operação tem como objetivo desarticular grupos criminosos ligados ao tráfico de drogas que atuam na região. Além das prisões e mortes, foram apreendidos cinco fuzis, quatro pistolas, um rifle, uma espingarda, rádios comunicadores e porções de entorpecentes — parte das drogas estava enterrada.
Os confrontos ocorreram durante o cumprimento de mandados de prisão e busca e apreensão nas localidades de Jambeiro, Itaporanga, Nova Caraíva e Xandó. Durante as primeiras incursões, oito suspeitos foram encontrados. Cinco deles teriam resistido à abordagem e entrado em confronto com os agentes. Baleados, foram socorridos para uma unidade de saúde em Trancoso, mas não resistiram aos ferimentos. Os outros três foram capturados e permanecem à disposição da Justiça.