Após a publicação de uma denúncia no Informe Baiano sobre ameaças a técnicos de internet na Avenida Mário Leal Ferreira, a Bonocô, feitas por integrantes da facção Comando Vermelho, novos relatos chegaram à redação do site, desta vez vindas do Nordeste de Amaralina.
Um morador, que pediu para não ser identificado, relatou com exclusividade que a situação na região está fora de controle. Segundo ele, desde o último domingo a rua onde vive está sem acesso à internet. O motivo seria a destruição de fios e o vandalismo das caixas de instalação nos postes, provocados pelos traficantes do CV.
Ao solicitar reparo junto à operadora, a resposta foi de que um técnico seria enviado ao local. No entanto, o problema persiste: ao chegarem na comunidade, os profissionais são abordados e expulsos por traficantes. “Os traficantes do Comando Vermelho não autorizam que a gente use outra internet. Somos obrigados a contratar uma das duas empresas ligadas à facção”, disse o morador.
Além do medo constante, os prejuízos financeiros também afetam a população. Ainda de acordo com o denunciante, ele tentou cancelar seu plano atual para aderir ao serviço imposto pelos criminosos, mas foi informado que teria que pagar multa por quebra de contrato antes do fim do período de fidelidade.
A violência também atinge as vendedoras que atuam nas ruas comercializando planos de internet. Segundo o relato, elas estão proibidas de entrar no bairro. “Eles mandam os recados e ameaçam quem desobedecer as ordens da facção”, completou.
Moradores cobram uma ação efetiva do poder público para retomar o controle da região e garantir o direito básico à segurança e ao acesso livre a serviços essenciais.
AMEAÇOU TRABALHADORES! CV impede atuação de técnicos da Claro e lojas na Bonocô ficam sem internet