Um homem de 39 anos foi preso neste sábado (26), em Boituva, interior de São Paulo, suspeito de aplicar golpes em mulheres com falsas promessas amorosas. Ele foi localizado morando com uma nova vítima.
Segundo a Polícia Civil, o investigado mantinha relacionamentos afetivos fictícios com o objetivo de obter vantagens financeiras. Ao menos 13 vítimas já foram identificadas nos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, São Paulo e Rio Grande do Norte.
Em Feira de Santana, o suspeito convenceu uma mulher a realizar transferências e compras no cartão de crédito, prometendo investir em um negócio. Depois de receber os valores, ele rompeu o contato.
A Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam/Feira de Santana) identificou que o homem responde a pelo menos dez inquéritos semelhantes. Só em Aracaju (SE), ele é citado em sete boletins de ocorrência. Os prejuízos somados ultrapassam R$ 200 mil.
O suspeito usava perfis falsos, várias contas bancárias e chegou a oferecer empregos inexistentes em empresas farmacêuticas. Ele também manipulava emocionalmente as vítimas, em sua maioria mulheres evangélicas, usando inclusive argumentos religiosos.
A delegada Lorena Almeida, titular da Deam, destacou que a prisão foi possível graças à articulação entre estados. “É um homem com alto poder de persuasão e mobilidade. A prisão é necessária para evitar novos crimes”, afirmou.
A operação contou com apoio do Núcleo de Inteligência da 1ª Coorpin e da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de São Paulo (FICCO/SP). O mandado foi expedido pela Vara de Violência Doméstica de Feira de Santana. O suspeito está preso à disposição da Justiça.