Dia D de vacinação contra o sarampo ocorre em mais quatro estados

Para reforçar a proteção da população e evitar a reintrodução do sarampo no Brasil, o Ministério da Saúde promoveu o Dia D de vacinação nos estados do Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia, neste sábado (26/7). As ações ocorreram em municípios que fazem fronteira com a Bolívia, país que enfrenta um surto da doença. A iniciativa foi realizada em parceria com estados e municípios e faz parte da estratégia nacional de prevenção contra o vírus.

A adesão à vacinação é a forma mais eficaz de evitar o retorno do sarampo ao país. Nos municípios de fronteira, a recomendação é vacinar pessoas de 6 meses a 59 anos de idade, que não tenham comprovação de vacina. A vacina é gratuita e os estoques estão garantidos em todo o território nacional.

Atualmente, a Região das Américas registra mais de 7 mil casos de sarampo e 13 mortes. Os números por país são: Argentina (34 casos), Belize (34), Bolívia (60), Brasil (14), Canadá (3.170, com 1 óbito), Costa Rica (1), Estados Unidos (1.227, com 3 óbitos), México (2.597, com 9 óbitos) e Peru (4).

No Brasil, os casos são importados — quando a infecção ocorre fora do País — e envolvem pessoas não vacinadas com histórico de viagem à Bolívia. Esses registros não comprometem a certificação de eliminação do sarampo concedida ao Brasil pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A principal preocupação neste momento é com brasileiros que viajam para o exterior, especialmente para países da América do Norte, onde a maior parte dos casos está concentrada.

Ações de bloqueio no Tocantins
Além das regiões de fronteira, o Ministério da Saúde intensificou as ações de bloqueio no Tocantins, após confirmar, na última semana, nove casos importados de sarampo no município de Campos Lindos. Os pacientes não estavam vacinados e tinham histórico de viagem à Bolívia, que vive um surto da doença. Outras duas notificações seguem em investigação.

Desde 21 de julho, equipes técnicas do Ministério atuam no município em parceria com as secretarias estadual e municipal de saúde para conter a circulação do vírus. Já foram visitados 282 domicílios, aplicadas 644 doses de vacina e monitoradas mais de 660 pessoas. A comunidade afetada tem cerca de 400 moradores, muitos com baixa cobertura vacinal devido a questões culturais.

O Ministério da Saúde reforça o compromisso com a eliminação do sarampo e destaca a vacinação como a principal forma de proteger a população e impedir o retorno de doenças já controladas no País.

STF interroga kids pretos que são réus pela trama golpista

O Supremo Tribunal Federal (STF) realiza nesta segunda-feira (28) o último interrogatório dos réus da trama golpista ocorrida durante o governo do ex-presidente Jair...

Aves silvestres são resgatadas durante ação contra comércio ilegal em Salvador

Na manhã deste domingo (27), policiais militares da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa) recuperaram 18 aves silvestres durante uma operação de...
Fundação Jose Silveira

STF interroga kids pretos que são réus pela trama golpista

O Supremo Tribunal Federal (STF) realiza nesta segunda-feira (28) o último interrogatório dos réus da trama golpista ocorrida durante...
Prefeitura Vitoria da Conquista

STF interroga kids pretos que são réus pela trama golpista

O Supremo Tribunal Federal (STF) realiza nesta segunda-feira (28) o último interrogatório dos réus da trama golpista ocorrida durante...

Aves silvestres são resgatadas durante ação contra comércio ilegal em Salvador

Na manhã deste domingo (27), policiais militares da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa) recuperaram 18 aves...

APÓS UMA DISCUSSÃO: Homem é morto à bala em Santana do Sobrado

Um homem identificado como Fernando Caboclo da Silva, de 36 anos, foi morto por disparos de arma de fogo...

Três mortos em acidente com ônibus de Netto Brito no Recôncavo baiano

Quatro pessoas morreram no acidente envolvendo o ônibus da banda do cantor Netto Brito e um carro de passeio,...