O Projeto Ouvidoria Vai à Escola, promovido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), será realizado, na próxima semana, entre os dias 28 de julho e 1º de agosto, com visitas a unidades escolares do Núcleo Territorial de Educação do Piemonte do Paraguaçu (NTE 14). A iniciativa visa fortalecer a escuta qualificada e estimular a participação da comunidade escolar na construção de um ambiente educacional mais democrático. O projeto envolve estudantes, professores, familiares e gestores, com foco na valorização da cidadania e no aprimoramento da gestão pública. Serão visitados colégios nos municípios de Itaberaba, Ruy Barbosa, Boa Vista do Tupim e Iaçu.
As atividades incluem encontros com representantes de todos os segmentos da comunidade escolar, como líderes de classe, jovens ouvidores, integrantes de grêmios estudantis, docentes e funcionários. Além das escutas, a equipe realiza levantamento de demandas, promove orientações com a Corregedoria sobre temas sensíveis e elabora relatórios técnicos. As manifestações coletadas são registradas no sistema da Ouvidoria e encaminhadas aos setores competentes da SEC. A iniciativa reforça o papel da Ouvidoria como espaço de controle social e instrumento de reconhecimento das boas práticas nas escolas.
Participação cidadã e controle social em foco
Criado em 2013, o Ouvidoria Vai à Escola busca incentivar o protagonismo estudantil por meio do diálogo e da escuta ativa, contribuindo com a melhoria da qualidade do ensino e a garantia do direito à aprendizagem. Durante as visitas, será destacado o papel das Ouvidorias Estudantis como instrumento de participação e expressão das demandas escolares. A ação integra o Programa de Fortalecimento da Educação Básica e está alinhada às diretrizes de gestão democrática previstas no Plano Plurianual da Bahia. A proposta é ampliar os canais de comunicação entre a comunidade escolar e a administração pública.
Com visitas já realizadas em outros núcleos, como os NTEs 19, 26 e 27, o projeto vem se consolidando como um importante instrumento de aproximação entre a gestão educacional e a realidade das escolas. Em cada localidade, são observadas as singularidades e necessidades específicas, contribuindo para a formulação de políticas públicas mais eficazes.
A agenda no NTE 14 contempla instituições de ensino em áreas urbanas e rurais, ampliando o alcance das ações. Com isso, a Secretaria da Educação reafirma o compromisso com a escuta ativa, a valorização dos estudantes e a promoção de uma escola pública cada vez mais inclusiva.