Operação do MPBA, PF e PMBA prende oito pessoas em Salvador e Região Metropolitana

Ação combate o tráfico de drogas, de armas e lavagem de dinheiro

Oito mandados de prisão preventiva, 11 mandados de busca e apreensão, sequestro de bens e bloqueio judicial de contas bancárias foram cumpridos no início da manhã desta quinta-feira, dia 31, em Salvador e Região Metropolitana, pela segunda fase da “Operação Convictus”. A ação foi deflagrada pelo Ministério Público do Estado da Bahia, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), e pela Polícia Federal, com o apoio da Polícia Militar. O objetivo é desarticular organização criminosa envolvida com o tráfico interestadual de drogas e armas, além da prática de lavagem de dinheiro. As movimentações financeiras da organização já identificadas ultrapassam R$ 5 milhões.

A operação é fruto de uma investigação iniciada a partir da atuação de um narcotraficante que, inicialmente vinculado a uma facção criminosa, passou a atuar de forma independente, negociando e revendendo também para outras facções. As investigações revelaram que a organização adquiria grandes quantidades de entorpecentes — como maconha tipo skunk, cocaína, crack, ecstasy, lança-perfume, tetracaína e cafeína — e os distribuía principalmente em Salvador e Região Metropolitana.

Também foram identificadas tratativas para aquisição de armas de fogo de grosso calibre, incluindo pistolas, fuzis e até metralhadora com munição antiaérea, destinadas a disputas entre facções rivais. Além do tráfico de drogas e armamentos, foi desvendado um sofisticado esquema de lavagem de dinheiro, envolvendo empresas de fachada, contas bancárias de terceiros, veículos de luxo e o uso de lojas de automóveis para dissimular os lucros obtidos com a atividade criminosa.

Nesta fase da operação, foram cumpridos os mandados judiciais envolvendo 69 CPF’s e CNPJ’s; e bloqueio de veículos registrados em nome dos investigados. Durante as diligências, foram apreendidos dispositivos eletrônicos, valores em espécie superiores a R$ 5 mil, documentos comprobatórios de bens e veículos relacionados à organização criminosa.

A operação Convictus reafirma o compromisso das instituições com o combate ao tráfico de drogas, ao crime organizado e à lavagem de capitais, por meio da atuação integrada com instituições parceiras e do uso intensivo da inteligência policial.

NA PORTA DE CASA: Homem é morto a tiros em Castro Alves

Um homem de 37 anos, identificado como Leonardo Silva dos Santos, foi morto a tiros na porta de casa, na cidade de Castro Alves,...

Simões Filho leva serviços de saúde ao Dambê com ação itinerante da prefeitura

A Prefeitura de Simões Filho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou mais uma edição do Programa Saúde Mais Perto de Você, desta...
Fundação Jose Silveira

NA PORTA DE CASA: Homem é morto a tiros em Castro Alves

Um homem de 37 anos, identificado como Leonardo Silva dos Santos, foi morto a tiros na porta de casa,...

NA PORTA DE CASA: Homem é morto a tiros em Castro Alves

Um homem de 37 anos, identificado como Leonardo Silva dos Santos, foi morto a tiros na porta de casa,...

Simões Filho leva serviços de saúde ao Dambê com ação itinerante da prefeitura

A Prefeitura de Simões Filho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou mais uma edição do Programa Saúde...

Cerca de 11 toneladas de drogas apreendidas no primeiro semestre na Bahia

Dados da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) apontam que entre janeiro e junho de 2025, cerca de...

ACAMPAMENTO DO TRÁFICO: PM encontra instalação em mata de São Francisco do Conde

Guarnições da 10ª Companhia Independente (CIPM) localizaram, na manhã de quarta-feira (30/07), um acampamento usado por traficantes em uma...