A Embasa realiza na próxima terça-feira (5) uma grande operação de manutenção programada que vai interromper temporariamente o abastecimento de água em Salvador e outros 13 municípios da Bahia. Cerca de 500 profissionais estarão mobilizados em 50 frentes de serviço para executar intervenções essenciais nas estruturas de captação, tratamento e distribuição de água.
A ação começará às 3h da manhã e tem previsão de conclusão para a noite do mesmo dia. A regularização do fornecimento ocorrerá de forma gradativa, podendo levar até 48 horas em áreas mais altas ou distantes da rede.
De acordo com Joana Rolemberg, diretora de Operações da Embasa na Região Metropolitana de Salvador (RMS), a operação tem caráter preventivo. “São serviços muito importantes, que precisam ser realizados com o sistema parado, sem fluxo de água. Este conjunto de ações foi planejado para evitar paradas emergenciais futuras e garantir maior confiabilidade e segurança hídrica para os sistemas”, explicou.
Serviços realizados
Entre as principais intervenções estão:
• Trabalhos na captação de água da barragem de Pedra do Cavalo;
• Ligação de uma derivação da adutora principal até o reservatório da Gomeia, em São Caetano;
• Melhorias nos equipamentos de bombeamento em Pedra do Cavalo e Joanes 2;
• Substituição de válvulas e registros na estação de tratamento de Candeias (ETA Principal);
• Revisão elétrica e limpeza geral das estruturas operacionais.
Cidades afetadas
Além de Salvador, o fornecimento de água será interrompido em:
Lauro de Freitas, Simões Filho, Candeias, São Francisco do Conde, Madre de Deus, parte de São Sebastião do Passé (Maracangalha), Santo Amaro, Saubara, Terra Nova, Coração de Maria, Conceição do Jacuípe e Amélia Rodrigues.
A Embasa recomenda que os moradores das áreas afetadas reservem água com antecedência e utilizem de forma econômica durante o período de interrupção.