Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Camaçari
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia

Nova edição do Pelourinho Dia e Noite agita Centro Histórico

Um novo programa Pelourinho Dia e Noite começa a movimentar as ruas do Centro Histórico de Salvador de domingo a domingo. A programação, totalmente gratuita, foi aberta pelo prefeito ACM Neto nesta quinta-feira (05), em evento realizado no Terreiro de Jesus, com apresentações de percussionistas, orquestra e encenação teatral. Serão, no total, nove ações calendarizadas que promoverão 11 intervenções culturais semanais gratuitas, em logradouros públicos e com múltiplas linguagens. A programação, que segue até 31 de dezembro, integra o eixo Centro Histórico do programa Salvador 360.
Nesta nova edição, o Pelourinho Dia e Noite traz como diferenciais características estruturantes. Mais do que realizar eventos, o projeto proporciona, por exemplo, a residência das orquestras do Popelô nas igrejas do Centro Histórico, com seus ensaios abertos, missas orquestradas e apresentações públicas. Ao realizar a Maratona Clic, coloca jovens para fotografar depois de uma aula sobre a história do Pelourinho. Por ser calendarizado, o Pelourinho Dia e Noite permite a continuidade do trabalho de grupos nativos da área, como os que integram as ações “República do Pelô” e “Viradão do Samba”.
Pelo dia e noite3
“Um dos focos desse segundo momento de nossa gestão será o Centro Histórico. A Prefeitura está preparando uma série de intervenções, muitas já anunciadas quando lançamos o eixo Centro Histórico do programa Salvador 360, que irão transformar essa parte antiga da cidade. Uma dessas ações é a criação de uma agenda permanente de eventos culturais para que essa região receba cada vez mais turistas e soteropolitanos, gerando emprego e renda e movimentando a economia de nossa cidade”, afirma o prefeito ACM Neto.
Ainda de acordo com Neto, a agenda apresentada fortalece o calendário de eventos de Salvador. “Até o ano passado, o Pelourinho Dia e Noite estava concentrado no período do verão, e nossa ideia é que isso possa acontecer o ano inteiro. Estamos agora com uma agenda muito mais diversificada, para todas as idades, reunindo música, teatro, dança, aproveitando o que há de mais importante no patrimônio histórico do Pelourinho, numa programação voltada para o baiano e para o turista. Esperamos, portanto, movimentar os dias e noites, a semana e os finais de semana no Centro Histórico de Salvador”, acrescenta.
Toda a programação está disponível no site.O projeto é desenvolvido pela Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), através da Diretoria de Gestão do Centro Histórico. O Pelourinho Dia e Noite conta com o apoio entusiasmado daqueles que vivem, trabalham ou visitam o Centro Histórico, que começa a passar por uma verdadeira transformação que vai muito além do projeto. Através do Salvador 360, a Prefeitura vai investir cerca de R$200 milhões em intervenções, programas de habitação, mobilidade, incentivos fiscais e equipamentos âncoras de transformação.
Pelo dia e noite2
“Promete ser uma iniciativa positiva para todos que vivem o Pelourinho, seja comerciante ou morador, gente que sente falta da infraestrutura e dos grandes shows promovidos pelo projeto Pelourinho Dia e Noite na década de 1990, entre outras ações, que possam trazer o turista de volta para que o local retome sua história após um longo período de abandono”, diz o produtor cultural e coordenador da Praça Quincas Berro D’Água, Abnaldo Santana.
“Estou bastante atento às ações que tratam da revitalização da cidade, sobretudo quando diz respeito ao Pelourinho, assim como todo o Centro de Salvador. Esta iniciativa me alegra e aumenta minha expectativa de que melhores dias virão. Salvador, como primeira capital do Brasil, precisa sempre dar exemplo. Hoje, a cidade está bem cuidada, bem movimentada, mas deve estar cada dia mais preparada para agradar tanto a soteropolitanos quanto turistas”, ressalta Clarindo Silva, proprietário do bar e restaurante Cantina da Lua, um dos espaços que vai receber as apresentações teatrais do Circuito Jorge Amado.
Gestão – Lançada este ano pelo prefeito ACM Neto, a Diretoria de Gestão do Centro Histórico de Salvador, que cuida da programação do Pelourinho Dia e Noite, já promove diversas ações que, aos poucos, estão dando cara nova à região mais procurada da cidade. As ações envolvem desde a promoção da comunicação entre os diversos setores que fazem parte do Centro Antigo da cidade até a divulgação do local e ordenamento do trânsito.
Uma das ações realizadas pelo órgão foi a parceria com a Universidade Salvador (Unifacs) para a confecção de fardamentos para os vendedores do comércio informal da região, por alunos do curso de Moda da instituição. Além disso, a diretoria reforçou a comunicação digital da região por meio da criação de redes sociais (Whatsapp e Instagram) e da inclusão de acervo e mapeamento do Centro Histórico ao site Pelourinho Dia e Noite. Trata-se de um órgão que está em permanente diálogo com comerciantes formais e informais, moradores e representantes de entidades ligadas ao Centro Histórico.
“Nós temos quatro meses trabalhando e acho que já conseguimos avançar bastante, graças ao apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e do prefeito ACM Neto, que elegeu o essa região da cidade, nessa segunda gestão, como uma das prioridades do seu governo. Uma dessas conquistas é a ampliação do projeto Pelourinho Dia e Noite, que ganhou uma nova roupagem”, explica Eliana Pedroso, diretora de Gestão do Centro Histórico.
Gestor da Secult, Claudio Tinoco avalia que o calendário de atividades está diversificado para atender a todos os públicos. “As ações foram avaliadas em conjunto com os próprios atores sociais do Centro Histórico e isso deixa ainda mais em evidência a nossa identidade cultural, encantando a todos”, declara.]]>

PAU QUEBRANDO NO SUBÚRBIO! CV ataca BOPE e pelo menos dois são mortos

Guarnições do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e Batalhão PATAMO trocaram tiros com um grupo com mais de 30 bandidos, na noite desta quinta-feira...

Com auxílio de cão farejador, PRF apreende cocaína, maconha e crack em ônibus na BR 116

Na noite de ontem (17), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 147 gramas de cocaína, 381 gramas de crack e 5,05 Kg de maconha...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

PAU QUEBRANDO NO SUBÚRBIO! CV ataca BOPE e pelo menos dois são mortos

Guarnições do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e Batalhão PATAMO trocaram tiros com um grupo com mais de 30...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

PAU QUEBRANDO NO SUBÚRBIO! CV ataca BOPE e pelo menos dois são mortos

Guarnições do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e Batalhão PATAMO trocaram tiros com um grupo com mais de 30...

Com auxílio de cão farejador, PRF apreende cocaína, maconha e crack em ônibus na BR 116

Na noite de ontem (17), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 147 gramas de cocaína, 381 gramas de crack...

Davi recebe reclamação por andar de terno e Whindersson defende: “doutor respeitado”

O baiano Davi saiu com o prêmio milionário do BBB 24, mas a vida aqui fora não está tão...

Parceria entre Google e Ministério da Saúde deve melhorar acesso a UBS

O Ministério da Saúde firmou parceria com a empresa Google para aprimorar o acesso a informações sobre as unidades...