O vereador de Barreiras, João Filipe (PCdoB), está no centro de um bafafá que envolve a prefeitura do município e Câmara Municipal. Na sexta-feira (01:08), o edil foi acusado de invadir o Hospital da Mulher para supostamente realizar uma fiscalização. Ele estava sem o aparato para entrar em locais mais sensíveis, conforme as normas do Ministério da Saúde. A ação foi chamada de arbitrária por integrantes da gestão municipal, que acusou o comunista de colocar em risco a vida de pacientes, além de violar suas intimidades e desrespeitar o trabalho dos profissionais de saúde.
Acompanhado de uma equipe de gravação, o vereador entrou em áreas restritas da maternidade, inclusive no setor de curetagem, ambiente reservado a mulheres que passam por procedimentos extremamente delicados, muitas vezes em razão de perdas gestacionais. João Filipe ainda teria exposto pacientes em momento de profunda dor e vulnerabilidade. Também teria divulgado imagens em suas redes sociais sem qualquer permissão.
Conforme as normas do Ministério da Saúde, o acesso a ambientes hospitalares exige o uso obrigatório de Equipamentos de Proteção Individual (EPI). O descumprimento dessas regras pode configurar infração sanitária grave, por colocar em risco a saúde de pacientes e de toda a equipe profissional.
Ao tomar conhecimento da invasão, a secretária municipal de saúde, Larissa Barbosa, foi até a unidade para proteger as pacientes e restabelecer a ordem. Mesmo diante da presença da gestora, o vereador manteve postura e teria atacado verbalmente a secretária.
O caso foi parar na delegacia, onde o vereador João Filipe foi chamado para prestar esclarecimentos. Além disso, a ocorrência deverá ser encaminhada ao Ministério Público, uma vez que as imagens divulgadas sem autorização, o acesso indevido à área restrita da maternidade, o descumprimento de normas sanitárias e o ataque à dignidade das pacientes podem configurar crimes contra a mulher, infrações sanitárias e possíveis atos de improbidade administrativa.
Câmara reage
A Câmara Municipal de Vereadores de Barreiras reagiu e apoiou a atitude do vereador, neste sábado (02/08). Também repudiou em nota a Prefeitura, alegando fiscalização dos serviços públicos de saúde. Veja abaixo:
A Câmara Municipal de Vereadores de Barreiras, por meio de sua Mesa Diretora, vem a público manifestar-se sobre a nota divulgada pela Prefeitura Municipal intitulada ‘Prefeitura de Barreiras repudia invasão do vereador João Felipe à área médica restrita do Hospital da Mulher’.
1. Fiscalização é dever constitucional
O acesso do vereador João Felipe ao Hospital da Mulher, ocorrido de forma respeitosa e sem qualquer prejuízo à rotina da unidade, se deu em pleno exercício de sua função fiscalizadora, amparada pelo Artigo 31 da Constituição Federal e pela Lei Orgânica do Município em seu Artigo 52. Todo vereador tem o dever de fiscalizar o funcionamento dos serviços públicos, sobretudo em áreas sensíveis como a saúde, onde a população exige transparência e qualidade no atendimento.
2. Normas técnicas foram respeitadas
A visita ocorreu em área de enfermaria, conforme permitido pelas normas técnicas vigentes, que não exigem uso de paramentação especial em visitas a essas áreas, salvo em casos específicos de isolamento ou risco infeccioso — o que não se aplicava no momento da visita.
3. Prefeito e secretários também realizaram visitas sem paramentação
É importante lembrar que no dia 9 de abril de 2025, o Prefeito Municipal, a Secretária de Saúde e outros membros do Executivo estiveram no Hospital Eurico Dutra, visitando pacientes sem uso de máscaras, jalecos ou qualquer paramentação exigida, exatamente como alegam agora ser necessário.
Outro fato semelhante ocorreu no dia 6 de maio de 2025, durante visita oficial à Casa de Parto. As imagens registradas em ambas as ocasiões comprovam que o próprio Executivo municipal atua com flexibilidade na aplicação dos protocolos que agora quer usar de forma seletiva contra um vereador no exercício legítimo de sua função.
4. Tentativa de intimidação política
A Câmara entende que a nota publicada pela Prefeitura tem nítido caráter político e visa constranger o parlamentar e inibir a ação fiscalizadora dos vereadores. Não aceitaremos retaliações ou tentativas de intimidação por parte do Poder Executivo, que deve ser transparente e colaborativo com os órgãos de controle e fiscalização.
5. Compromisso com a população
A Câmara de Vereadores reafirma seu compromisso com a fiscalização rigorosa e respeitosa dos serviços públicos, sempre em defesa do interesse coletivo e do bem-estar da população de Barreiras. Nenhum vereador será impedido de cumprir sua missão institucional.
Barreiras, 02 de agosto de 2025.
Câmara Municipal de Vereadores de Barreiras.