O bairro de Cosme de Farias, em Salvador, foi palco de um intenso tiroteio na tarde deste domingo (03/08), após criminosos ligados à facção Comando Vermelho (CV) atacarem guarnições da 58ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM). A situação levou ao cerco imediato da região por equipes da PM, que intensificaram as ações com apoio de unidades especializadas, a exemplo do Grupamento Aéreo da corporação (Graer).
Conforme apuração do Informe Baiano, os agentes realizavam rondas na Rua das Pedrinhas quando foram surpreendidos por disparos feitos por integrantes do CV. Houve confronto, e um dos suspeitos acabou baleado. Ele foi socorrido e levado para o Hospital Geral do Estado (HGE), mas não resistiu aos ferimentos. Os demais envolvidos conseguiram fugir.
Durante a ação, os policiais apreenderam uma pistola calibre .380 e uma grande quantidade de drogas, que foram apresentadas no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), onde a ocorrência foi formalizada.
Moradores do bairro relataram ao IB momentos de pânico. O CV, conforme as fontes, está promovendo um clima de terror na comunidade, com ameaças, extorsão a comerciantes – cobrando “taxas de serviço” –, além de exigências para que a população utilize serviços clandestinos ligados à facção. Com o aumento da tensão, a PM reforçou o policiamento na área, e o patrulhamento segue ostensivo.