O deputado estadual Hilton Coelho (PSOL) se solidarizou publicamente com representantes do coletivo “Lute por Elas”, que foram alvo de ataques nas redes sociais após denunciarem casos de abuso sexual infantil. A manifestação ocorreu após a participação de Jéssica Regis e Tamires Reis na Tribuna Popular da Câmara, na última segunda-feira (05/08).
As representantes do coletivo relataram a situação de mães que lutam por justiça para seus filhos e denunciaram a falta de acolhimento por parte do sistema. Logo após a repercussão da fala — que gerou reportagem no Informe Baiano — uma das mulheres foi alvo de diversos ataques virtualmente, inclusive por um dos suspeitos de abuso.
Hilton condenou os ataques e classificou o episódio como parte de uma “barbárie social”.
“Estamos assistindo a uma verdadeira barbárie. A violência contra mulheres, crianças e outros setores vulneráveis tem se intensificado e, pior, tem sido alimentada pelas redes sociais. Isso é gravíssimo e precisa de resposta legislativa urgente”, declarou o parlamentar.
O deputado também cobrou reforço nos mecanismos de segurança pública e estruturação das polícias investigativas, destacando que a Bahia sofre com o enfraquecimento das instituições responsáveis por apurar e punir esse tipo de crime.
“Estamos na contramão da punição. A polícia investigativa precisa estar estruturada para agir nesses casos, que vão além do ambiente virtual e representam um risco real”, afirmou.
Por fim, Hilton prestou solidariedade às vítimas e elogiou a coragem das ativistas.
“Em função da coragem histórica dessas lideranças, já tivemos muitos avanços. Mas ainda temos um longo caminho. Até lá, coragem, companheiras. Estamos com vocês.”