Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Assembleia de Carinho faz entregas de brinquedos em instituições de Salvador

O sorriso estampado no rosto de cada criança. Essa tem sido a grande recompensa da comitiva do instituto Assembleia de Carinho, que desde o início da semana vem entregando os brinquedos doados por amigos, parceiros, empresários e parlamentares à campanha do Dia das Crianças.
Liderada pela presidente do instituto, Eleusa Coronel, a equipe começou a entrega dos brinquedos na segunda-feira (02), pela Instituição Beneficente Conceição Macêdo, que há 32 anos cuida de crianças portadoras do vírus HIV e também filhos de portadores. A IBCM atende 105 crianças de 2 a 13 anos. A instituição também atende adultos e familiares portadores do vírus que residem no interior e fazem tratamento nos hospitais especializados. Atualmente a entidade está numa sede provisória no Pelourinho, mas em breve retornará a sede principal em Nazaré.
a19
As crianças se divertiram com os brinquedos e ainda tomaram sorvete, fornecido por um parceiro do Assembleia de Carinho. A criadora da instituição, Conceição Macêdo de 73 anos manifestou sua alegria em ver a felicidade das crianças. “É um momento feliz pra todos nós, nossas crianças estão muito felizes e eu só peço que não esqueçam da gente, voltem outras vezes”, pediu.
As 85 crianças da Creche Minha Vó Flor, na Ribeira também tiveram uma tarde divertida ao lado das representantes do instituto social da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). A instituição, criada por Florenice dos Santos Gomes, hoje com 89 anos, funciona desde 1978 através de doações e também auxilia outras entidades.
“O nosso sentimento é de gratidão a Deus por estar nos dando essa oportunidade e também de alegria em ver esses sorrisos. A gente também não pode deixar de agradecer aos nossos amigos e empresários que nos ajudaram a fazer essas crianças mais felizes”, disse Eleusa Coronel.
No segundo dia, as 18 crianças da Casa de Acolhimento Lar da Criança, na Vila Laura receberam o Assembleia de Carinho com muita alegria. A instituição fundada em 1963, tem capacidade para 25 crianças mas hoje abriga 18. São meninos e meninas em estado de risco social ou abandono, indicados pelo Ministério Público, Conselho Tutelar ou Juizado de Menores.
a12
Iraci Coimbra é diretora do local há 20 anos. Ela conta que pelo marco regulatório, a instituição não pode mais firmar convênios e vai passar a depender de licitações. Hoje, pelo menos 30% das despesas são custeadas pelos convênios e os outros 70% e doações. “Eu não tenho palavras para agradecer esses presentes que deixaram nossas crianças tão felizes. Será um Dia das Crianças mais alegre pra eles”, disse Iraci.
A equipe do Assembleia de Carinho ainda passou pelo Hospital Ana Nery, onde foram deixados brinquedos para a festa do hospital, realizada no dia 06 de outubro para as crianças em tratamento.
“Essa festa é toda voluntária e tem crianças que nunca ganharam um presente, um brinquedo novo. Nós só temos que agradecer a vocês por proporcionarem isso a essas crianças”, explicou a assistente social do Ana Nery, Aline Grimaldi.
Diversão
No terceiro dia, as entregas de brinquedos começaram pelo Centro Educacional Padre Ezequiel, no Alto do Coqueirinho, instituição que desde 2002 atende 64 crianças de 1 a 5 anos, da comunidade, no turno da manhã. O Centro é mantido pela Congregação das Irmãs Missionárias Combonianas e também por doações.
“São crianças que precisam muito de auxílio e um brinquedo desses pode fazer a alegria delas. Com esse exemplo, queremos mostrar que todo mundo pode ajudar”, declarou Ariene Couto, integrante do Assembleia de Carinho e esposa do deputado Samuel Júnior (PSC).
Na Creche São Paulo, no bairro de São Cristóvão, as crianças receberam a comitiva com música de boas vindas. A creche existe há 17 anos e cuida de 30 crianças da localidade de 2 a 5 anos e além de doações, conta com o apoio da Associação Dom Bosco como mantenedora.
a10
Diversão foi a palavra de ordem na Creche Paroquial Paulo VI, no Pau Miúdo, que cuida de 32 crianças de 2 a 5 anos há 35 anos. Os meninos e meninas aproveitaram para brincar com os presentes assim que os receberam.
“É uma satisfação muito grande porque as crianças ficam muito felizes e consequentemente nós também, vendo elas se divertirem”, salientou Rosania Maria de Santana, secretária da instituição.
Gratidão
A Creche Meninos de Ouro, no bairro de Valéria, foi a primeira instituição a receber a visita da equipe do Carinho no quinto dia de entregas. O local existe há pouco mais de dois anos e cuida de 23 crianças de 2 a 5 anos, filhas de moradores da comunidade.
“A gente trabalha com amor, mesmo com todas as dificuldades. Vivemos a partir de doações e eu quero muito agradecer a vocês”, disse Zeni Dias, presidente da creche.
“Sua atitude de criar o Assembleia de Carinho dona Eleusa, é o tipo de coisa que Deus quer que a gente faça, ajudar ao próximo da forma que pudermos. Parabéns por trabalhar pelo bem do próximo e por transformar a Assembleia, ao lado do presidente Angelo Coronel, na verdadeira Casa do Povo”, declarou Arlei dos Santos, servidor da ALBA e líder comunitário de Valéria.
Eleusa fez questão de salientar que todo apoio da população é necessário para que as ações do AC sejam multiplicadas. “Como sempre, estamos emocionadas. A sociedade está se unindo às nossas ações e acreditando que a união é importante para fazermos o bem a muito mais pessoas”, acrescentou Eleusa.
O Lar Pérolas de Cristo, em Tubarão fundado em 2004 por Vera Lúcia Guimarães, uma líder comunitária que faz trabalhos sociais há 17 anos, recebeu com animação a visita do Assembleia de Carinho. Proveniente de uma família muito pobre, aos 10 anos de idade ela começou a trabalhar como diarista em casa de família, quando sofreu abuso e desde então decidiu mudar sua vida. Segundo ela mesma conta, “transformei a dor em amor”.
A instituição foi construída a partir de doações e funciona num condomínio de casas, que são separadas por idade e gênero e cada casa é administrada por uma cuidadora social. No local, as 90 crianças e adolescentes também contam com infocentro, sala de eventos, biblioteca interativa e atendimento psicossocial. A instituição foi indicada por Iaci Pinto, funcionária pública aposentada e parceira do instituto Assembleia de Carinho.
A comitiva do Carinho foi recebida com aplausos pelas 130 crianças da Escola e Orfanato Mãe Nildete, no Alto de Coutos. Nildete Sampaio de Souza, a presidente, é professora aposentada e criou a primeira creche em 1998, já a instituição atual, existe desde 2001.
“Eu via a necessidade das crianças do bairro em situação de miséria e sentia que precisava fazer alguma coisa, foi aí que decidi criar a primeira creche e assim continuo fazendo até hoje, resgatando essas crianças da miséria e de situação de risco social”, explicou Nildete. Eleusa Coronel fez a doação de uma das macas entregues pela Federação Bahiana de Futebol (FBF), durante a oficialização da parceria com o instituto social, para a enfermaria do Orfanato que ganhará novas instalações ainda este mês.
A comunidade Assembleia de Deus Shammah, em Plataforma também foi contemplada com brinquedos que serão entregues durante a festa do Dia das Crianças no dia 12. A servidora da ALBA, Andréia da Cruz Souza, moradora da localidade, fez a indicação. A missionária Angelice Lima Souza agradeceu em oração, os brinquedos que farão a alegria das crianças da comunidade. “Se vocês não trouxessem esses presentes, nós não teríamos condições de fazer isso pelas nossas crianças, que são tão carentes”, disse.
“Começamos o dia com a emoção da alegria das crianças e terminamos na Casa de Deus para agradecermos a oportunidade de ajudar e estimular cada vez mais pessoas a ser engajarem e assim podermos multiplicar as atitudes que transformam”, relatou Ariene Couto.
As doações de brinquedos ainda não terminaram. Na próxima semana, outras instituições receberão a visita da equipe do Assembleia de Carinho.
Fotos: Sandra Travassos e Juliana Andrade]]>

ANIVERSÁRIO DE SALVADOR: confira dados sobre a capital baiana que você ainda não sabia

A cidade de São Salvador foi fundada em 29 de março de 1549 e, neste sábado, comemora 475 anos. O município, que retirou o...

Bahia passa a contar com Delegacia de Combate à Corrupção

A Bahia passa a contar com mais um importante equipamento especializado para o enfrentamento à criminalidade, com a criação da Delegacia Estadual de Combate...

ANIVERSÁRIO DE SALVADOR: confira dados sobre a capital baiana que você ainda não sabia

A cidade de São Salvador foi fundada em 29 de março de 1549 e, neste sábado, comemora 475 anos....
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

ANIVERSÁRIO DE SALVADOR: confira dados sobre a capital baiana que você ainda não sabia

A cidade de São Salvador foi fundada em 29 de março de 1549 e, neste sábado, comemora 475 anos....

Bahia passa a contar com Delegacia de Combate à Corrupção

A Bahia passa a contar com mais um importante equipamento especializado para o enfrentamento à criminalidade, com a criação...

CÃOPANHEIRO: bebê de 1 ano foge e é encontrado na rua com “proteção” de cachorro caramelo

Uma criança de um ano e oito meses, vestindo apenas uma fralda, foi encontrada caminhando junto com um cachorro...

TÁ OLHANDO O QUÊ? Traficantes instalam câmeras em Jauá e polícia descobre

Quatro câmeras de videomonitoramento foram encontradas pela Polícia Militar nas ruas de Camaçari na quinta-feira (28/03). A PM acredita...