A partir das 17h desta quarta-feira, 6 de agosto, a piscina olímpica da Bahia, na Avenida Bonocô, em Salvador, começa a receber as seleções femininas sub 20 de polo aquático. As equipes usarão o equipamento aquático como local de treino e aclimatação para a disputa do Campeonato Mundial sub-20 feminino de Polo Aquático.
Marcada para acontecer de 10 a 16 de agosto, a competição oficial da World Aquatics é realizada pela primeira vez em Salvador, reunindo as principais seleções da modalidade. Além da Seleção Brasileira sub 20, estão confirmados países como Croácia, Canadá, China, Espanha, Hungria, EUA, Itália, Grécia, Holanda, Nova Zelândia, Áustria, África do Sul e México.
A expectativa é de que 7 mil pessoas participem do evento, entre atletas, comissões técnicas, dirigentes, jornalistas e torcedores. As partidas do Campeonato Mundial serão disputadas na Arena Esportiva, na Pituba, com entrada gratuita.
O evento tem organização da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e da Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA), sendo essa a primeira vez que o Brasil organiza uma edição mundial da modalidade. “Trabalhamos intensamente para mostrar que o Brasil, e principalmente a Bahia, tem estrutura, paixão pelo esporte e capacidade de receber um evento dessa magnitude. A escolha da capital baiana representa não apenas um avanço esportivo, mas também uma grande oportunidade para a economia local, o turismo e, sobretudo, a promoção da visibilidade do polo aquático feminino, que ganha força e prestígio com um evento deste porte em território nacional”, destacou Diego Albuquerque, presidente da CBDA.
Natação em Rede – O polo está entre as muitas modalidades aquáticas com aulas de iniciação esportiva em projetos sociais apoiados pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho Emprego, Renda e Esporte. Em núcleo mantido na própria piscina olímpica da Bonocô desde 2018, são atendidas, neste momento 117 pessoas (sendo 25 meninas) de 7 a 17 anos em turmas com aulas duas vezes semanais. Ainda há vaga disponível para público interessado.