O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou o projeto de lei que institui o dia 17 de fevereiro como Dia Nacional da Axé Music, nesta quarta-feira (06/08). A escolha da data oficial faz referência ao lançamento da música Fricote, de Luiz Caldas, considerada o marco inicial do gênero.
Nascido na Bahia nos anos 1980, o Axé Music é fruto da fusão de ritmos como ijexá, samba, frevo, reggae e lambada. “A cultura brasileira se destaca no mundo inteiro, é uma das culturas que mais influenciam outras culturas no mundo. E o carnaval tem esse lugar, esse momento de exposição de tudo isso. Para quem vive realmente de arte, de cultura, ele condensa todas as expressões, todas as profissões”, disse a ministra da Cultura, Margareth Menezes.
A deputada federal Lídice da Mata (PSB/BA), relatora do projeto sobre o Axé Music, reforçou a diversidade cultural e musical que o gênero reúne. E também lembrou de como ele movimenta economicamente o país.
“O Axé se tornou um gênero, vem de um processo que traz influência de vários ritmos latino americanos. Tem o frevo, o maracatu, o samba-reggae, os batuques, e as vozes que transformaram esse carnaval em um símbolo do Brasil. Carnaval é o momento em que cidade incorpora uma cadeia produtiva infinita. E é isso que esse dia vai trazer para o Brasil. É um grande vetor de desenvolvimento, com sustentabilidade ambiental e soluções inovadoras.”, disse a deputada.