Em entrevista ao Informe Baiano nesta sexta-feira (8), o deputado federal Otto Alencar Filho (PSD-BA) comentou a crise gerada pelo aumento de tarifas dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. Segundo o parlamentar, o chamado “tarifaço” não representa uma ameaça significativa à economia nacional, mas as possíveis sanções ao sistema financeiro preocupam.
“Efetivamente, o tarifaço não faz uma diferença muito grande na economia do Brasil. Vai representar negativamente cerca de 1,9% do PIB, o que não é algo significativo”, afirmou Otto. Ele destacou que, embora parte das exportações não tenha sido afetada, setores como o de carnes e o de café estão entre os mais impactados — e têm sido foco de negociação por parte do governo federal.
No entanto, o deputado demonstrou apreensão com a possibilidade de sanções mais severas. “Minha preocupação maior é com o sistema financeiro. Caso bancos brasileiros fiquem impedidos de realizar movimentações internacionais, ou haja bloqueio de contas e sistemas de controle bancário, aí sim teremos um problema grave”, avaliou.
Otto Filho acredita, no entanto, que esse cenário mais extremo dificilmente ocorrerá. “Seria quase uma declaração de guerra contra o Brasil, o que também prejudicaria os próprios Estados Unidos, principalmente grandes empresas americanas, como montadoras. Não acredito que a crise vá escalar nesse nível”, concluiu.