Na manhã desta segunda-feira (11), por volta das 11h10, uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizava patrulhamento no km 827 da BR-242, em Barreiras, quando abordou um caminhão-trator DAF/XF FTT 480, de cor azul, que trafegava com o para-brisa quebrado. O veículo seguia de América Dourada para Porto Nacional, onde, segundo o condutor, carregaria milho.
Durante a verificação documental e a consulta à placa ostentada, os policiais constataram que o QR Code não apresentava retorno no sistema, o que levantou suspeita de irregularidade. Diante disso, a equipe realizou um procedimento avançado de identificação veicular. Embora os elementos identificadores não apresentassem sinais visíveis de adulteração, verificou-se que os dados não coincidiam com os registros oficiais da placa. A análise minuciosa revelou que o caminhão possuía as mesmas características e numeração de outro veículo já emplacado, pertencente ao mesmo proprietário, configurando situação de clonagem.
Ainda no decorrer da fiscalização, os policiais sentiram forte odor característico de maconha vindo da cabine. Foi realizada busca, que resultou na localização de 26 gramas de substância análoga à maconha escondida no assoalho da gaveta central, além de cinco comprimidos semelhantes à anfetamina (rebite) e petrechos para consumo. No console central também foram encontrados cigarros parcialmente consumidos da mesma droga.
Diante dos fatos, o veículo com sinais identificadores adulterados, as substâncias ilícitas e o condutor foram encaminhados, ileso, para a Delegacia de Polícia Civil de Barreiras, onde serão adotadas as medidas cabíveis.