Aposentados e pensionistas do Poder Executivo Federal precisam realizar, todos os anos, a prova de vida em até 90 dias após o aniversário. O procedimento garante a continuidade do pagamento dos benefícios e ajuda a manter a segurança no sistema, evitando fraudes. A gestão das aposentadoras e pensões do serviço público federal é responsabilidade do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
A prova de vida pode ser feita de forma rápida e segura pelo aplicativo SOUGOV.BR, com reconhecimento facial, ou presencialmente, no banco ou órgão responsável pelo pagamento do benefício. Atualmente, o Poder Executivo Federal conta com 411.450 aposentados e 230.775 pensionistas, que representam, respectivamente, 33,84% e 18,98% do total de vinculados ao Executivo. Esses números mostram a importância da prova de vida para manter a regularidade e a segurança no pagamento do benefício.
Quem não puder comparecer a uma agência bancária ou usar a versão digital deve entrar em contato com a Unidade de Gestão de Pessoas do órgão ao qual está vinculado para receber orientações sobre outras formas de realizar o procedimento.
“A prova de vida digital é um exemplo de como a tecnologia pode melhorar a eficiência e a transparência dos serviços públicos. Ao permitir que os aposentados e pensionistas realizem a prova de vida de forma remota e segura, reduzimos a burocracia e melhoramos a experiência do cidadão”, destaca Daniel Choas, diretor substituto de Soluções Digitais da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
Quem não realizar o procedimento dentro do prazo terá o pagamento temporariamente interrompido até a regularização. Para garantir que tudo siga normalmente e evitar contratempos, a recomendação é fazer a prova de vida com antecedência, sem deixar para a última hora. Mesmo que o benefício esteja suspenso, é possível regularizar a situação pelo aplicativo ou no banco.