A 1ª edição do Programa Viver Salvador vai aquecer o bairro do Comércio neste domingo (17), quando o trecho entre o Doca 1 e o Mercado Modelo será fechado para atividades culturais, recebendo espaço kids, apresentações de samba, hip hop, capoeira, feira de economia criativa, stand up paddle, vela e canoagem. A iniciativa é realizada pela Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult).
O Viver Salvador promove o calendário cultural e estimula vivências afetivas na cidade por meio da ocupação dos espaços públicos. O projeto transforma as ruas da cidade em grandes espaços de convivência, arte, cultura, lazer e esporte, convidando toda a família a viver e ocupar Salvador.
Para a vice-prefeita e titular da Secult, Ana Paula Matos, o Viver Salvador é mais uma iniciativa que se consolidará por toda a cidade, sobretudo nas comunidades periféricas. “O nosso programa vai ocupar os bairros, deixando o legado, entendendo a vocação cultural, a linguagem artística daquele local. Vamos iniciar ocupando e aquecendo o Comércio, com uma programação muito diversificada para toda a família”, declarou a gestora.
Com periodicidade quinzenal, o Viver Salvador terá sua primeira edição no bairro do Comércio — território histórico em processo de revitalização — e se estenderá a outros bairros, sempre valorizando as vocações locais e os talentos de cada região. No Comércio, o projeto se soma a outras ações estratégicas para consolidar o bairro como Distrito Criativo, gerando oportunidades para artistas, empreendedores e trabalhadores da economia criativa, além de dinamizar o espaço urbano.