A deputada estadual Fabíola Mansur (PSB) destacou a importância da entrega do Título de Cidadão Baiano ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, em solenidade realizada nesta sexta-feira (22/08), em Salvador. A parlamentar, autora da proposição aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), ressaltou que a homenagem reconhece a atuação do magistrado em defesa da democracia e dos direitos humanos.
Segundo Fabíola, Dino se tornou uma referência nacional em momentos decisivos para o país. “O ministro Flávio Dino é um humanista que inspira, um ministro brilhante que no 8 de dezembro se revelou ao defender o Estado democrático de direito e a democracia. Ele tem tudo a ver com a Bahia, com o espírito da nossa independência, da luta pela liberdade e pelo fim do despotismo”, afirmou.
A deputada também ressaltou a postura do ministro em pautas sensíveis, como a liberdade de expressão e o uso de emendas parlamentares. “Ele mostra que liberdade e responsabilidade podem conviver. Como relator da questão das emendas impositivas, defendeu que são recursos legítimos para as bases, mas que precisam de transparência, rastreabilidade, eficiência, pactuação e controle social. Essa forma de conduzir é muito parecida com a história da Bahia, sempre marcada por lutas por igualdade e justiça”, disse.
Fabíola concluiu afirmando que a honraria ultrapassa o simbolismo. “Esse título não será apenas um pedaço de papel, mas algo que ele carregará no coração. É uma justa homenagem a um líder icônico, que honra a República, defende a democracia e os valores que superam limites geográficos. Hoje, podemos dizer que Flávio Dino também é baiano”, completou.