A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Civil, com apoio do Ministério Público de Poções, deram início nesta sexta-feira (22/08) à Operação Voo Livre, contra uma quadrilha especializada no tráfico e comércio ilegal de animais silvestres.
De acordo com as investigações, Poções era um dos principais polos da captura e venda irregular, com animais sendo vendidos até na feira livre da cidade. A rede criminosa atuava em várias regiões do país, passando por Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro, até chegar a grandes centros como São Paulo, onde os bichos eram revendidos por valores altos.
Ao todo, foram cumpridos 10 mandados de prisão e busca e apreensão nos municípios de Poções, Boa Nova e Iguaí, além de distritos da região. Diversos animais resgatados foram levados para o CETAS de Vitória da Conquista, onde recebem cuidados e avaliação clínica.
A operação foi deflagrada após várias apreensões de aves pela PRF em rodovias federais, que ajudaram a mapear a rede criminosa.
Segundo os órgãos envolvidos, a ação representa mais um duro golpe contra o tráfico de animais silvestres, crime que ameaça espécies, desequilibra o meio ambiente e movimenta bilhões no mercado clandestino.