Quatro pessoas foram presas em flagrante, na manhã da última sexta-feira (22/08), durante a Operação Voo Livre, deflagrada pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) contra uma quadrilha especializada no tráfico interestadual de animais silvestres.
A ação aconteceu nas cidades de Poções, Iguaí e Boa Nova, com apoio da Polícia Civil e da Polícia Rodoviária Federal. Foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão, que resultaram no resgate de centenas de aves, entre elas papa-capim, sabiá, chorão e pássaro preto.
Entre os presos estão um comerciante apontado como o “cabeça” do esquema, dois homens que capturavam os animais e auxiliavam nas negociações, além de outro responsável pelo transporte para outros estados, principalmente São Paulo.
Segundo o MP-BA, a cidade de Poções servia como ponto estratégico do grupo, onde as aves eram guardadas em residências e depois comercializadas em feiras livres. A investigação ainda descobriu que a quadrilha aliciava passageiros de ônibus interestaduais para tentar despistar a fiscalização.