Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia

Plano de incentivo fiscal do Salvador Negócios é aprovado na Câmara

O plano de incentivo fiscal – um dos principais pilares do Salvador Negócios, um dos oito eixos do programa Salvador 360 – foi aprovado na Câmara de Vereadores na tarde desta terça-feira (10). Com a iniciativa, a Prefeitura poderá conceder incentivos fiscais para grandes empresas geradoras de empregos, que queiram se instalar ou ampliar o número de colaboradores na cidade.
Os parlamentares indicaram apenas oito emendas ao projeto original, sendo a principal delas a ampliação dos incentivos para outros bairros mais populares, a exemplo de Pirajá, São Caetano e Itapuã. O próximo passo é o envio do documento para ser sancionado pelo prefeito ACM Neto.
Presente na votação, o diretor de Atração de Investimentos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), Humberto Garrido, salientou que o Salvador Negócios é importante como um todo para a dinâmica do município, porque é abrangente e tem o cuidado de conectar segmentos que são grandes geradores de empregos. “O projeto também tem um olhar para bairros mais carentes e populosos, tornando a cidade muito mais atrativa para a geração de novos negócios, empregos e oportunidades de trabalho em segmentos estratégicos. Será relevante para Salvador continuar crescendo na geração de emprego.”
Funcionamento – Sob a coordenação das secretarias municipais de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) e da Fazenda (Sefaz), o eixo foi lançado em junho deste ano. O projeto foi concebido de forma participativa, com envolvimento dos representantes dos segmentos econômicos para o entendimento das reais necessidades e estruturação das ações.
As ações do Salvador Negócios foram subdivididas em setores de atuação, que envolvem o planejamento da reativação econômica, os incentivos fiscais, projetos de qualificação profissional e a potencialização de setores estratégicos para geração de emprego, tais como: construção civil, call center, turismo, varejo, têxtil, tecnologia e economia criativa. No total, as projeções das ações do Salvador Negócios foram estimadas em R$ 65 milhões, considerando os próximos três anos.
Em relação aos incentivos, o projeto traz diversos benefícios. Na área de construção civil, por exemplo, as medidas serão aplicadas para empreendimentos que tenham construção iniciada em 2018 e com obras concluídas em até 30 meses. Uma das propostas é a redução em 50% da outorga onerosa de empreendimentos que sejam protocolados em até seis meses após a publicação do programa.
Será autorizado o parcelamento sem juros e mora de débitos de IPTU de imóveis onde forem instalados empreendimentos com capacidade de geração de mais de 100 empregos na obra ou operação. Haverá redução em 50% da outorga onerosa de empreendimentos que sejam protocolados em até seis meses após a publicação do incentivo.
A medida também propõe o recadastramento do Cadastro Informativo Municipal (CADIN) para setor imobiliário, evitando travas para empresas que não são devedoras. Além disso, não será restringida a emissão do alvará de construção em caso de débitos no CADIN, exceto naqueles referentes ao próprio terreno onde é realizada a construção.
Call center – O projeto de lei também contempla a área de call center, tendo como um dos principais benefícios a isenção de 50% no valor do IPTU, por 36 meses, para instalação de empresas de teleatendimento, condicionado à geração e manutenção de mais de 500 postos de trabalho. O incentivo também é válido para os casos de ampliação, desde que promova a geração de mais de 250 postos de trabalho.
Para as empresas de telecobrança, a Prefeitura pretende reduzir a alíquota de ISS para 2%, além de isentar em 50% o IPTU, por 36 meses, para instalação de novos empreendimentos que promovam a geração e manutenção de mais de 500 postos de trabalho. De igual modo, o incentivo válido para ampliação, desde que gere mais de 250 postos de trabalho.
Turismo – Na área de turismo, o pacote de incentivos fiscais deverá incluir a redução em 60% do Imposto Sobre Serviços (ISS) de obra de construção, reforma, recuperação ou restauração, restrito a investimentos comprovados acima de R$3 milhões. A ação inclui atividades integradas ao empreendimento, como serviços de restaurante e similares, lojas comerciais, teatro, espaço para convenções, eventos, reuniões e atividades de lazer. A medida tem como intuito estimular a recuperação da indústria hoteleira na cidade.
Varejo e setor têxtil – Para estímulo ao varejo, uma das propostas é a redução para 2% o ISS de obras de empreendimentos de varejo como shoppings, lojas e supermercados que gerem acima de 100 empregos diretos. O protocolo deverá ser firmado a partir da promulgação da lei. Também deverá ser reduzido o IPTU em 50% para novos empreendimentos no setor têxtil que gerem mais de 50 empregos. Em ambos os casos, as obras devem ser iniciadas até 2018 e concluídas em até 24 meses.
Já para o setor têxtil, integra a lista de incentivos a implantação de um novo Polo de Microempreendedores Individuais para prestação de serviços de confecção no Polo Têxtil de Salvador, no bairro do Uruguai. No total, a medida deverá incentivar 31 áreas para implantação de empreendimentos do setor.
Outras iniciativas – Além do pacote de incentivos fiscais, o Salvador 360 Negócios também reúne outras ações, a exemplo da implantação de um Mapa Dinâmico para acompanhamento da geração de empregos formais e informais por segmento e regiões da cidade. Outra iniciativa é a criação do Fórum 360, para aproximação e discussão permanente com os principais segmentos econômicos do município. A iniciativa é voltada para desenvolvimento de projetos e ações voltadas para ativação da economia.
Também deverá ser implantado o projeto Minha Primeira Empresa, em parceria com o Centro do Empreendedor Municipal (CEM). O projeto inclui ainda a implantação do Polo de Capacitação de Mão de Obra para Teleatendimento e Telecobrança, com vistas à qualificação da força de trabalho local. Serão oferecidas capacitações para 4 mil pessoas por ano através de parceria com a Fieb, Fecomércio e faculdades para promoção de cursos de capacitação.
O programa envolve também o Plano de Promoção Turística de Salvador e o branding Salvador Digital. A qualificação dos serviços também é alvo, com a criação do programa de otimização de performance de equipamentos turísticos e hotéis (POP) e certificação empresarial para o setor de turismo, chamado Quali Salvador. Serão tributados aplicativos tecnológicos não regulamentados pelo município como forma de equilibrar a concorrência com setores produtivos já instalados, a exemplo do Airbnb.]]>

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

A nova Política Nacional de implantação de Pontos de Parada e Descanso (PPD) em estradas federais prevê a oferta do serviço a partir de...

Influenciadora baiana é presa sob suspeita de estimular jogos de azar e estelionato

A influenciadora digital baiana Karla Stefany de Sá foi presa nessa quinta-feira (18/04), no Espírito Santo, sob suspeita de estimular jogos de azar e...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

A nova Política Nacional de implantação de Pontos de Parada e Descanso (PPD) em estradas federais prevê a oferta...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

A nova Política Nacional de implantação de Pontos de Parada e Descanso (PPD) em estradas federais prevê a oferta...

Influenciadora baiana é presa sob suspeita de estimular jogos de azar e estelionato

A influenciadora digital baiana Karla Stefany de Sá foi presa nessa quinta-feira (18/04), no Espírito Santo, sob suspeita de...

Prefeitura inicia construção de escola na região do Ceasa com capacidade para receber 1,7 mil alunos

Salvador vai ganhar mais uma nova escola de grande porte, com capacidade para atender 1,7 mil crianças na região...

Primeira noite da Micareta de Feira termina sem registro de crime grave

Nenhum crime grave contra a vida foi registrado na primeira noite da Micareta de Feira de Santana, encerrada na...