Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Camaçari
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Festival da Criança reúne 10 mil pessoas em dois dias no Parque da Cidade

Alegria e nostalgia foram os sentimentos mais explorados no Festival da Criança, encerrado na tarde deste domingo (15), no Parque Joventino Silva, também conhecido como Parque da Cidade, no Itaigara. Nos dois dias de festa, o evento gratuito promovido pela Prefeitura, sob a organização da Empresa Salvador Turismo (Saltur), reuniu cerca de 10 mil visitantes. Além dos shows de música, o público também teve acesso a atrações como feira gastronômica, brincadeiras circenses, circuito de minibicicletas e cama elástica, dentre outras.
 
Com atrações para todos os gostos, o festival contou com a adesão de crianças, idosos, pets, famílias inteiras que se reuniram nos gramados e no anfiteatro do parque durante este fim de semana. A programação deste domingo, por exemplo, contou com a presença de fãs da música pop de raiz africana, aqui personalizada no cantor Jau, que se deliciaram com os grandes sucessos e as novas canções do artista, que há um ano não se apresentava na capital baiana. As famílias presentes ao parque puderam ainda se divertir com as coreografias e o talento da bailarina Lorena Improta, que levou o espetáculo “Lore Kids” para as cerca de cinco mil pessoas presentes no local.
Dançando e cantando todas as músicas que Jau puxava do palco, mesmo sob um sol escaldante, a estudante Dandara Oliveira, 11 anos, garantiu que aguentaria mais cinco horas de apresentação do artista com a mesma energia. “Eu sou fã de Jau desde que tinha quatro anos. Aprendi com minha família, que já acompanhava o trabalho dele com o Afrodisíaco, Vixe Mainha e Olodum. Então, eu sempre brinco lá em casa, dizendo que gosto dele desde o tempo em que ele usava saia para cantar (risos). Da última vez que ele veio a Salvador, em 2016, eu fui para o show, bem no dia do meu aniversário, e pude comemorar com ele e com a banda no camarim”, contou Dandara, empolgada.
Ao entoar canções como “Boa noite”, de Djavan, “Sandália de prata”, sucesso na voz de Paulinho Boca de Cantor, e músicas autorais como os sucessos “Já é”, “Sandália de couro”, “Ó neguinha” e “Meia palavra basta”, do novo álbum intitulado “Jau Natural”, o cantor contagiou o público que lotou o anfiteatro Dorival Caymmi. Claramente emocionado, Jau agradeceu a presença das pessoas e avisou que, até o Carnaval, deve trazer ainda muita alegria para o público soteropolitano.
“Foi um show sensacional, muito devido à energia linda dessa galera presente aqui hoje. As pessoas retribuíram quase tudo que eu puxei aqui nesta tarde. Depois de uma recepção linda dessa, eu saio daqui transformado. A partir deste mês, começamos nossos ensaios de Verão e eu espero essa galera sempre perto, trocando essa energia positiva e genuína”, declarou.
Dança, galerinha – Dona de um público que reúne desde crianças que mal conseguem ficar de pé, mas já ensaiam os primeiros movimentos no colo dos pais, até adolescentes e jovens adultos, Lore Improta levou muita alegria para o palco do Festival da Criança, também neste domingo. O repertório reuniu sucessos do momento, como “Explosão”, “Bum Bum Tan Tan”, “Sua cara” e “Paradinha”, com coreografias bastante animadas.
15 10 2017 Festival da Criança Salvador 2017 Foto Jefferson Peixoto Secom Pms 129
Dando os primeiros passos para uma futura carreira, a também dançarina Nathália Fernandes, de 15 anos, afirma ter em Lorena uma grande inspiração. “Lore é uma grande influência, com sua dança e simpatia, para meninas de todas as idades. Tenho a carreira dela como farol para seguir os mesmos passos e dançar mundo afora”, diz.
“Estou muito feliz em poder me apresentar para tanta gente, distribuindo muita energia positiva. Hoje o parque está muito cheio e isso me deixa bastante empolgada. Trouxemos um mix de canções de grandes artistas, como Anitta, e também canções infantis, para animar as famílias que vieram nos prestigiar”, garantiu a artista. Vestida de Branca de Neve, estava acompanhada de uma trupe de anões, palhaços e outros representantes do universo lúdico infantil.
O Festival da Criança foi encerrado com a apresentação do grupo “Pé de Moleca”, formado pelo trio de arte educadoras Ana Luisa Barral, Maria do Sol e Tatiana Sales. O show musical trouxe no repertório canções autorais, samba de roda, samba-reggae, toré, canções em iorubá, coco, baião, xote, rock, bossa, valsa e bolero, até clássicos do acervo tradicional infantil.
Festival da Criança – A festa em celebração pela passagem do Dia da Criança teve início no sábado (14), com o grupo Musical Curiatã, composto por um trio de músicos educativos e multi-instrumentistas – Zé Livera, Sara Abreu e Tito Fukunaga. A iniciativa ofereceu uma experiência musical e lúdica para crianças de diversas idades. O Curiatã tem referências na cultura popular brasileira e traz brincadeiras cantadas, cantigas de roda, dentre outras canções do universo da infância. Marchinhas, frevos, sambas de roda, coco, baião e maracatu, dentre outras com referências principalmente na cultura nordestina, estiveram presentes no show.
Após o grupo Curiatã, quem subiu ao palco foi a cantora Katê, com o show “Katê para Crianças”. A artista apresentou um show divertido e alegre, com canções infantis, carnavalescas e educativas, além de músicas inéditas, compostas pela própria cantora. O encerramento dos eventos de sábado ocorreu com o show musical “PUMM – Por um Mundo Melhor”. O grupo, formado por artistas, instrumentistas e cantores, leva um repertório de histórias musicadas, além de músicas autorais e cantigas de roda.
“Procuramos oferecer um festival para toda a família e repleto de diversidade. Então trouxemos circo, música, dança, tudo reunido neste grande espaço, que é o Parque da Cidade, o grande playground de Salvador. Dessa forma, toda a população pôde ter acesso a espetáculos de qualidade, sem custo algum, podendo se divertir com segurança e dinamizando os espaços públicos da cidade. Foram várias atrações reunidas em um único ambiente, sem confusão e de forma gratuita”, destacou o presidente da Saltur, Isaac Edington.

15 10 2017 Festival da Criança Salvador 2017 Foto Jefferson Peixoto Secom Pms 192
 15 10 2017 Festival da Criança Salvador 2017 Foto Jefferson Peixoto Secom Pms 51
]]>

Odontomóvel inicia novos atendimentos em oito novos municípios do interior baiano

O Odontomóvel, serviço odontológico oferecido pelo Governo do Estado, através do Programa Saúde Mais Perto nas Escolas, está atendendo oito novos municípios do interior...

Policial do BOPE baleado durante operação contra CV no Subúrbio

Um policial do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da Polícia Militar foi baleado durante uma ação contra traficantes do Comando Vermelho (CV), na noite...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Odontomóvel inicia novos atendimentos em oito novos municípios do interior baiano

O Odontomóvel, serviço odontológico oferecido pelo Governo do Estado, através do Programa Saúde Mais Perto nas Escolas, está atendendo...
Fundação Jose Silveira

Odontomóvel inicia novos atendimentos em oito novos municípios do interior baiano

O Odontomóvel, serviço odontológico oferecido pelo Governo do Estado, através do Programa Saúde Mais Perto nas Escolas, está atendendo...

Policial do BOPE baleado durante operação contra CV no Subúrbio

Um policial do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da Polícia Militar foi baleado durante uma ação contra traficantes do...

Eleição para Conselho de Política Cultural será iniciada nesta quarta (17)

A Prefeitura de Salvador, por meio da Fundação Gregório de Mattos (FGM), ajustou o cronograma do processo eleitoral para...

Bahia posta no Instagram lista de relacionados sem Kanu e torcida chega a comemorar

O social media do Bahia postou nas redes sociais a lista com os jogadores relacionados para o confronto contra...