Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

HGRS recebe apoio do Bahia em campanha de doação de sangue

A união faz a força dentro e fora dos campos. O Esporte Clube Bahia e o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) dão provas disso com a parceria na campanha de doação de sangue ‘Amigos do Roberto Santos’. Na tarde desta quarta-feira (18), o ex-jogador Beijoca, ídolo das décadas de 70 e 80, dirigentes do clube e o mascote Super-Homem estiveram na unidade para oficializar a participação do time.
O HGRS realiza a campanha pelo segundo ano consecutivo, buscando aumentar o estoque da unidade hospitalar – atualmente abaixo do mínimo necessário, que são 50 bolsas por dia. Além de assegurar o volume adequado para os setores de urgência e emergência, a iniciativa pretende contribuir para a redução da quantidade de remarcações de cirurgias eletivas e melhorar o tratamento de doenças hematológicas e renais.
Já nos primeiros dias, a campanha tem mostrado êxito. A médica da Agência Transfusional do HGRS, Roseane Damasceno, alerta que “homens podem doar quatro vezes e mulheres três, ao ano, e todo o processo dura apenas 30 minutos”. O interessado precisa se apresentar ao ponto de coleta portando documento original com foto, ter entre 16 e 69 anos e estar acima dos 50 quilos.
A médica lembra ainda que são requisitos “estar bem descansado e alimentado, não fumar por, pelo menos, duas horas antes da doação e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas”. A campanha teve início na terça-feira (17), quando um Hemóvel, unidade móvel da Fundação de Hematologia e Hemoterapia (Hemoba), estacionou no hospital.
Com o lema ‘Ninguém nos Vence em Doação’, a parceria do clube com o Roberto Santos, explica o diretor administrativo do HGRS, Josemar Cunha, “é muito importante para que consigamos alcançar um número maior de pessoas”. Beijoca emenda o coro e faz uma convocação à torcida que, segundo ele, “dá o sangue nos estádios e deve fazer o mesmo nos postos de coleta”.
Mobilização 
O Bahia possui quase quatro milhões de torcedores somente no estado. No próximo domingo (22), na Arena Fonte Nova, adesivos com o lema da participação do time na campanha serão distribuídos para a torcida presente no clássico contra o Esporte Clube Vitória, pela 29ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Os atletas, que entrarão em campo levando uma faixa com o mesmo slogan, também farão postagens de apoio à ação nas redes sociais.
A estudante de Medicina Ingrid Gomes esteve no Hemóvel nesta quarta (18) e realizou a doação. “A vivência nos hospitais me levou a ter consciência que a população precisa abastecer os bancos de sangue e que essa simples ação salva muitas vidas”, garante. A unidade móvel permanece no hospital até sexta (20). Após essa data, quem quiser doar sangue para a unidade deve se dirigir à sede da Fundação Hemoba, em Brotas, e se identificar como ‘Amigo do Roberto Santos’.
 
]]>

Campeonato do Nordeste de Kart acontece em Ipitanga, neste feriado da Semana Santa

O Campeonato do Nordeste de Kart 2024 acontece neste feriado de Semana Santa, entre quinta-feira (28) e sábado (30), no Kartódromo de Lauro de...

Mais 154 municípios vão receber vacinas contra a dengue

O Ministério da Saúde divulgou, nesta quinta-feira (28), a lista completa dos 154 municípios que serão contemplados com doses da vacina contra a dengue...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Campeonato do Nordeste de Kart acontece em Ipitanga, neste feriado da Semana Santa

O Campeonato do Nordeste de Kart 2024 acontece neste feriado de Semana Santa, entre quinta-feira (28) e sábado (30),...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Campeonato do Nordeste de Kart acontece em Ipitanga, neste feriado da Semana Santa

O Campeonato do Nordeste de Kart 2024 acontece neste feriado de Semana Santa, entre quinta-feira (28) e sábado (30),...

Mais 154 municípios vão receber vacinas contra a dengue

O Ministério da Saúde divulgou, nesta quinta-feira (28), a lista completa dos 154 municípios que serão contemplados com doses...

MEC notifica universidades que têm cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação (MEC) notificou nesta quinta-feira (28) seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de...

ATENDENTE AGREDIDA: Criminosos armados se fingem de clientes e assaltam loja de açaí em Narandiba

O Informe Baiano teve acesso as imagens das câmeras de segurança de um assalto no bairro de Narandiba nesta...