Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Uruguai autoriza venda de remédios derivados da maconha em farmácias

O governo uruguaio autorizou a venda de medicamentos à base de compostos extraídos da maconha em farmácias, em um novo passo até a regulamentação total da comercialização da cannabis e derivados no país.
Em um decreto assinado pelo presidente Tabaré Vázquez e publicado na página da Presidência da República, o Executivo anuncia que esses produtos poderão ser vendidos “com receita” emitida por médicos.
O decreto se refere a produtos farmacêuticos medicinais “com cannabidiol como princípio ativo, elaborados a partir de extratos da cannabis em variedades não psicoativas”, ou seja, o cânhamo, com um conteúdo de THC – composto psicoativo encontrado na maconha que se fuma – menor que 1%.
Essa nova disposição, amplamente demandada por pessoas que até agora precisavam pagar grandes quantias de dinheiro para importar estes produtos ou consegui-los mediante doações e compras não autorizadas de produtores locais artesanais, acompanha a decisão do Uruguai de regular o mercado da maconha com fins recreativos.
Esta última fase coloca novamente o negócio vinculado à produção da cannabis no âmbito das farmácias, depois que algumas que vendiam os pacotes de cinco gramas da droga aos consumidores registrados suspenderem a comercialização porque os bancos as impediam de ter contas com eles.
Devido às regulamentações internacionais, os bancos locais, incluindo o estatal Banco República, decidiram congelar sua relação com empresas vinculadas ao circuito de produção e venda de maconha.
Duas empresas privadas produzem a droga em prédios públicos sob a vigilância oficial e 16 farmácias começaram a vendê-la em alguns pontos do país, uma cifra que se reduziu sensivelmente depois da decisão dos bancos.
O governo trabalha no desenvolvimento de um novo sistema de comercialização da droga, já que a lei exige que o produto esteja disponível para os consumidores registrados, cujo número não para de aumentar.
Segundo o Instituto de Regulação e Controle da Cannabis (Ircca), há 14.739 pessoas registradas para comprar em farmácias, mais que o triplo do dia em que começou a venda, em 19 de julho.
Além disso, existem 7.328 cultivadores registrados e 64 clubes de membros.
O Uruguai foi o primeiro país do mundo a regular o mercado da cannabis a partir da produção da droga nas mãos do Estado.]]>

GRAÇA: Mulher tem carro roubado em bairro nobre de Salvador

Uma mulher teve seu carro roubado em frente a um condomínio localizado na rua 8 de dezembro, no bairro da Graça, em Salvador. A...

PF cumpre mandados após denúncia feita pela prefeitura de Vitória da Conquista

A Polícia Federal, em trabalho conjunto com a ControladoriaGeral da União, deflagra hoje (25/4) a Operação DROPOUT, cujo objetivo é a desarticulação de uma...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

GRAÇA: Mulher tem carro roubado em bairro nobre de Salvador

Uma mulher teve seu carro roubado em frente a um condomínio localizado na rua 8 de dezembro, no bairro...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

GRAÇA: Mulher tem carro roubado em bairro nobre de Salvador

Uma mulher teve seu carro roubado em frente a um condomínio localizado na rua 8 de dezembro, no bairro...

PF cumpre mandados após denúncia feita pela prefeitura de Vitória da Conquista

A Polícia Federal, em trabalho conjunto com a ControladoriaGeral da União, deflagra hoje (25/4) a Operação DROPOUT, cujo objetivo...

LEM: Incêndio de grandes proporções atinge depósito de material reciclável

Um incêndio de grande proporção atingiu um depósito de material reciclável em Luís Eduardo Magalhães, no oeste do estado....

Homem recebe mais de 15 tiros em bar no Caji e crime pode ter sido motivado por homofobia

Um homem de 34 anos recebeu mais de 15 tiros em um bar, no bairro de Caji, em Lauro...