Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia

Feira expõe produtos feitos por pessoas em situação de rua

Pneus velhos, caixas de papelão e garrafas PET foram transformados em diversos produtos de qualidade, expostos na ‘Feira do Corra: abrace essa ideia’, realizada nesta sexta-feira (20), em um dos lugares mais movimentados da capital baiana: a Praça do Campo da Pólvora. A iniciativa é a conclusão do curso de arte-reciclagem, promovido no âmbito do Programa Corra pro Abraço, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS).
arte moradores de rua5
“O Corra atende pessoas no contexto do uso abusivo de drogas, mesmo aquelas que não são usuárias, e constrói uma atenção integral, seguindo o caminho da empregabilidade, da profissionalização e da progressão de escolaridade”, explica a coordenadora pedagógica do programa, Trícia Calmon.
Ao longo de dois meses, os participantes do projeto tiveram as aulas de arte-reciclagem com professores do Movimento Canteiros Coletivos e aprenderam técnicas que garantiram a confecção dos produtos expostos. A representante e professora do movimento, Débora Didonê, destaca que “a participação no Corra permite ressignificar a ocupação do espaço público por pessoas em situação de rua, transformando-a em uma ocupação produtiva e saudável para a sociedade como um todo”.
arte moradores de rua3
Com bom acabamento e grande potencial de aceitabilidade pelo mercado, os itens – dentre eles bancos estofados, kits de jardinagem e brincos – conquistaram quem esteve no local, como a bióloga Dailva Brito, que comprou uma argola na feira. “O preço está ótimo e a qualidade também. Tenho um colar semelhante que custou muito mais”, afirma.
arte moradores de rua2
Alcance
O Corra pro Abraço possui diversos núcleos, que realizam uma média de 300 atendimentos por dia, no estado baiano. A SJDHDS contabiliza que, desde 2013, ano em que foi fundada a iniciativa, mais de 90 mil pessoas tenham sido beneficiadas. Acompanhado há quase um ano pelo programa, Evandro Silva, 22 anos, conta que, além das técnicas, aprendeu “a interagir e a lidar melhor com pessoas” e assegura que deseja “repartir esse conhecimento com outros, que, assim como eu, precisam desse apoio”.
A superintendente de Políticas sobre Drogas e Acolhimento a Grupos Vulneráveis (Suprad) da SJDHDS, Denise Tourinho, avalia que “um programa de redução de danos como o Corra pro Abraço, bem como outras experiências nacionais e internacionais, são de extrema importância pois alcança pessoas que de outra forma não seriam atingidas positivamente pelas políticas públicas”.
Fotos: Carol Garcia
arte moradores de rua1]]>

CHUVA DE TIROS: Jovem executado em via pública de Lauro de Freitas

Um jovem foi assassinado com disparos de arma de fogo na noite dessa segunda-feira (22/04), na Rua América Dourado, no bairro Vila Praiana, em...

Governo adiará um dos projetos da regulamentação da reforma tributária

O governo adiará o envio ao Congresso de um dos projetos de lei complementar (PLC) que regulamentam a reforma tributária, anunciou na noite dessa...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

CHUVA DE TIROS: Jovem executado em via pública de Lauro de Freitas

Um jovem foi assassinado com disparos de arma de fogo na noite dessa segunda-feira (22/04), na Rua América Dourado,...
Fundação Jose Silveira

CHUVA DE TIROS: Jovem executado em via pública de Lauro de Freitas

Um jovem foi assassinado com disparos de arma de fogo na noite dessa segunda-feira (22/04), na Rua América Dourado,...

Governo adiará um dos projetos da regulamentação da reforma tributária

O governo adiará o envio ao Congresso de um dos projetos de lei complementar (PLC) que regulamentam a reforma...

Mega-Sena sorteia prêmio estimado em R$ 3,5 milhões nesta terça-feira (23)

A Caixa Econômica Federal sorteia, nesta terça-feira (23/04), um prêmio estimado em R$ 3,5 milhões no concurso 2.716 da...

Festa e alegria em Campo Formoso com início da maior obra da região

O prefeito Elmo Nascimento (União Brasil), de Campo Formoso, assina hoje a ordem de serviço para a construção da...