Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia

Reclamações sobre serviços de telecomunicações caem 12% nos últimos 12 meses

Em setembro de 2017, foram registradas 264,2 mil reclamações de usuários dos serviços de banda larga fixa, telefonia móvel, telefonia fixa e TV por Assinatura contra prestadoras na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), redução de 35,9 mil queixas (-12,0%) quando comparado com o mesmo mês do ano passado. A maior queda foi registrada na telefonia móvel, com queda 23,1 mil reclamações no mês (-15,3%), seguida da telefonia fixa redução de 9,4 mil (-13,7%), da TV por Assinatura menos de 2,1 mil (-5,7%), e da banda larga fixa com redução 1,1 mil reclamações (-2,6%).
Empresas
Na telefonia móvel, a maior queda percentual de reclamações foi registrada pela Vivo (-27,7%), seguida pela Nextel (-16,6%), Claro (-15,7%), Oi (-13,4%), e TIM (-6,1%). Nos números da banda larga fixa, a NET foi a única a registrar crescimento nas reclamações (+20,5%); já a Oi apresentou queda (-12,8%), seguida da Vivo (-6,7%).
Na telefonia fixa, a Vivo teve uma redução (-15,4%); a Oi (-14,7%) e Net (-8,5%). Na TV por assinatura a Sky registrou aumento (+0,4%) no número de reclamações. A maior queda percentual ficou com a Oi (-23,1%), seguida do grupo NET/Claro (-5,5%), e da Vivo (-3,9%). No entanto, isoladamente a NET apresentou aumento de reclamações (+10,1%), compensado pela queda da Claro (-35,9%).
Reclamações por serviço
Em setembro de 2017, a cobrança indevida representou o maior volume de reclamações na TV por Assinatura (50,3%); na telefonia móvel pós-paga (48,5%) e na telefonia fixa (42,2%). A qualidade dos serviços foi o maior problema na banda larga fixa (42,6%). E na telefonia móvel pré-paga foram os créditos (40,5%) o principal motivo de queixas.
O segundo maior volume de reclamações foi sobre qualidade na TV por Assinatura (10,0% dos registros) e na telefonia fixa (18,4%), oferta e promoções na telefonia móvel pré-paga (14,6%) e na móvel pós-paga (9,73%), e cobrança na banda larga fixa (24,91%).
Devido a problemas técnicos, a Anatel divulgou os números de reclamações de usuários de serviços de telecomunicações de agosto junto com os dados de setembro de 2017.]]>

O RONCO DA COELBA: Poste ameaça cair e provocar tragédia em Candeias

Um poste localizado na rua Roberto Marinho, no bairro de Candeias, na cidade de Candeias, tem sido motivo de grande preocupação para os moradores...

Disputa acirrada em Pojuca: Luizinho Trinchão e Adriano de Biriba no centro do debate

Na iminência das eleições municipais em Pojuca, a cidade encontra-se dividida entre dois pré-candidatos com propostas e trajetórias políticas distintas. De um lado,...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

O RONCO DA COELBA: Poste ameaça cair e provocar tragédia em Candeias

Um poste localizado na rua Roberto Marinho, no bairro de Candeias, na cidade de Candeias, tem sido motivo de...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

O RONCO DA COELBA: Poste ameaça cair e provocar tragédia em Candeias

Um poste localizado na rua Roberto Marinho, no bairro de Candeias, na cidade de Candeias, tem sido motivo de...

Disputa acirrada em Pojuca: Luizinho Trinchão e Adriano de Biriba no centro do debate

Na iminência das eleições municipais em Pojuca, a cidade encontra-se dividida entre dois pré-candidatos com propostas e trajetórias...

Zé Vaqueiro, Amado Batista, Leonardo e diversas atrações de peso no São João de Jequié

Aconteceu o lançamento do São João de Jequié, em evento na noite de segunda-feira (22/04). O deputado estadual Hassan...

BR-101: Motorista fica ferido após caminhão cair em ribanceira no Extremo Sul da Bahia

Um caminhão carregado com farinha de trigo derrapou na pista e caiu em uma ribanceira de cerca de 20...