Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia

Conheça fatos sobre o Muro de Berlim, que caía há 28 anos

O dia 9 de novembro de 1989 é uma das datas mais emblemáticas da História moderna. Naquele dia, o “Muro de Berlim”, que separava a capital alemã em duas começou a ruir e o caminho para a reunficação foi aberto.
A estrutura quilométrica dividia o “mundo capitalista do mundo comunista” e “compartilhava” a Alemanha entre os vitoriosos da Segunda Guerra Mundial: a parte Ocidental, ficou nas mãos dos Estados Unidos, França e Reino Unido; a Oriental, nas mãos da União Soviética.
Confira algumas das curiosidades sobre a construção: – Fechamento ‘da noite para o dia’ O muro, que no início não passava de uma grande cerca de arame farpado, começou a ser erguido à meia-noite e um do dia 13 de agosto de 1961 por ordens do governo comunista da Alemanha Oriental.
A justificativa era frear imediatamente a fuga de milhões de pessoas do lado Oriental e, com o passar dos meses, foi construída uma enorme estrutura de concreto, com direito a 300 torres de segurança e até 20 bunkers.
Ao longo da barreira, havia ainda espaço para 260 locais para cães de guarda e bombas terrestres chegaram a ser instaladas em alguns pontos. Existia até mesmo um sistema de iluminação especial, para verificar pegadas próximas ao muro, e os soldados tinham que tomar cuidado para não ultrapassarem os limites e serem considerados fugitivos.
– Fugas: Apesar de toda a segurança, estima-se que mais de 100 mil alemães orientais tentaram fugir para o outro lado da fronteira entre 1961 e 1989 e mais de 600 foram mortos durante a tentativa.
Muitos também morriam por conta de “armadilhas” naturais, como a travessia de rios. No entanto, muitos historiadores afirmam que soldados ajudavam, sob pagamento de subornos, aqueles que conseguiam chegar ao lado ocidental do muro.
– O muro caiu antes do esperado: A história da queda do muro de Berlim poderia ter sido diferente não fosse uma coletiva de imprensa. Durante a conversa com o porta-voz do Ministério da Propaganda, Günter Schabowski, foi informado que seria liberada a viagem de alemães do ocidente para o leste.
Então, o jornalista italiano Riccardo Ehrman, que atuava como correspondente da ANSA na cidade, fez a fatídica pergunta ‘mas quando a lei entrará em vigor?’. ‘Imediatamente’, respondeu o alemão. No entanto, essa liberação ocorreria apenas no dia seguinte.
Porém, com as agências de notícias já publicando as matérias sobre essa nova informação, o povo do lado ocidental do muro foi até o lugar e começou a pressionar a abertura, iniciando a demolição do local.
Já a reunificação, de fato, das duas Alemanhas ocorreu no dia 3 de outubro de 1990 e teve como principal político o então chanceler Helmut Kohl.
– Passagens: Apesar do lado Ocidental saber rapidamente da notícia, a TV estatal do lado Oriental evitou noticiar o fato e, quando o fez, afirmou que era necessária uma autorização para fazer a passagem.
Enquanto isso, o tenente Harald Jäger liberou a passagem dos primeiros cidadãos ocidentais às 23h30 do dia 9 de novembro.
– Outros muros pelo mundo: Apesar do Muro de Berlim ter caído há quase 30 anos, a ideia de construir barreiras para impedir a passagem – ou a fuga – de pessoas ainda continua viva em muitos países.
Em junho de 2015, o porto francês de Calais inaugurou uma barreira para impedir que imigrantes entrem ilegalmente em barcos e naveguem pelo Canal da Mancha até o Reino Unido.
Também por causa da atual crise imigratória na Europa, o governo da Hungria ergueu um “muro defensivo” na fronteira com a Sérvia.
A barreira de 175 quilômetros tem quatro metros de altura é é feita de arame farpado.
A crise atual gerou dois outros muros – um entre a Áustria e a Itália, que teve a construção suspensa após acordos políticos, e outro entre Macedônia e Grécia.]]>

ACABOU A FESTA: Condenado por homicídio é preso em Micareta de Feira

Com mandado de prisão preventiva decretado pela Justiça, um homem foi preso por uma equipe de policiais infiltrados do Departamento Especializado de Investigação e...

DAVI PEGA AR! Campeão do BBB24 dispara após notícia de separação: “página de fofoca da miséria”

O campeão do BBB24 fez um live na noite desta sexta-feira (19/04) e apareceu visivelmente transtornado com a notícia de que teria separado da...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

ACABOU A FESTA: Condenado por homicídio é preso em Micareta de Feira

Com mandado de prisão preventiva decretado pela Justiça, um homem foi preso por uma equipe de policiais infiltrados do...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

ACABOU A FESTA: Condenado por homicídio é preso em Micareta de Feira

Com mandado de prisão preventiva decretado pela Justiça, um homem foi preso por uma equipe de policiais infiltrados do...

DAVI PEGA AR! Campeão do BBB24 dispara após notícia de separação: “página de fofoca da miséria”

O campeão do BBB24 fez um live na noite desta sexta-feira (19/04) e apareceu visivelmente transtornado com a notícia...

Segurança Pública registra mais de 55 mil pessoas na primeira noite da Micareta de Feira

A primeira noite oficial da Micareta de Feira, na quinta-feira (18), foi marcada por uma intensa presença de foliões....

Governo do Estado apoia catadores e catadoras de recicláveis na Micareta de Feira

Começou ontem (18) a Micareta de Feira de Santana, entre trios e shows de grandes nomes da música baiana,...