Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

PF cumpre mandados de busca na Embasa por suspeita de crime ambiental

A Polícia Federal (PF) cumpriu, na manhã desta terça-feira (14), cinco mandados de busca e apreensão com o objetivo de apreender documentos relativos a uma investigação sobre crime ambiental em Salvador.
Três mandados são cumpridos em Salvador, um deles na sede da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Um carro da PF estava no local por volta das 10h50.
Em nota, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informou que a operação da PF foi destinada à busca e apreensão de documentos e informações sobre a operação da Estação de Condicionamento Prévio (ECP) do Rio Vermelho, em março de 2016, quando o funcionamento da ECP foi temporariamente comprometido devido a um acidente de trânsito.
Segundo a Embasa, na época, um ônibus bateu em um poste da rede elétrica que atende a estação de tratamento operada pela Embasa e, com isso, causou uma parada no sistema de bombeamento.
Outros dois mandados são cumpridos em Salvador, um na cidade de São Paulo e outro no Rio de Janeiro. Estes mandados são cumpridos em empresas supostamente responsáveis pela manutenção da bomba, mas não foram detalhados pela PF os endereços e quais os alvos.
Investigação
Segundo a PF, as investigações constataram o lançamento de esgoto sanitário, através de emissário submarino, sem o cumprimento das etapas necessárias para minimizar o impacto ambiental dos dejetos do efluente nas águas oceânicas.
Uma perícia realizada na Embasa comprovou que a bomba responsável por fazer a elevação do efluente, de modo a permitir o escoamento, por gravidade, para as demais etapas do condicionamento do esgoto para lançamento do emissário submarino estava inoperante, o que inviabilizava que o efluente passasse pelos processos obrigatórios de peneiramento.
Com isso, segundo a PF, o esgoto era lançado no oceano sem o devido tratamento. Diante disso, foram solicitados os documentos relativos à manutenção da bomba, mas a empresa de saneamento se recusou apresentar à Polícia Federal, sob a alegação de “não ser obrigada a produzir prova contra si mesma”.
Por conta disso, foram solicitados e determinados pela 17ª Vara Federal os mandados de busca e apreensão. Em nota, a Embasa informou que a diretoria executiva da empresa se colocou à inteira disposição dos agentes da Polícia Federal durante a operação.
Além da investigação pelo crime ambiental (artigos 54 e 60 da Lei 9.605/98), foi instaurado inquérito próprio para apuração dos crimes de prevaricação (artigo 319, CP) ou desobediência (artigo 330, CP), em razão da recusa do responsável pela empresa em apresentar a documentação requisitada pela Polícia Federal.
*g1]]>

Fraudes em quase 10 toneladas de café deflagram a “Operação Valoriza”

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) deflagrou a "Operação Valoriza" em café torrado e moído, como parte do Programa Nacional de Prevenção e...

Governo prorroga Desenrola até 20 de maio

Pela segunda vez, o governo vai prorrogar o Programa Desenrola Brasil, programa de renegociação de dívidas de pessoas físicas inadimplentes. Segundo a assessoria de...
Fundação Jose Silveira

Fraudes em quase 10 toneladas de café deflagram a “Operação Valoriza”

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) deflagrou a "Operação Valoriza" em café torrado e moído, como parte do...
Prefeitura Porto Seguro

Fraudes em quase 10 toneladas de café deflagram a “Operação Valoriza”

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) deflagrou a "Operação Valoriza" em café torrado e moído, como parte do...

Governo prorroga Desenrola até 20 de maio

Pela segunda vez, o governo vai prorrogar o Programa Desenrola Brasil, programa de renegociação de dívidas de pessoas físicas...

Receita lança nova fase do Litígio Zero a partir de 1º de abril

A partir de 1º de abril, contribuintes que devem até R$ 50 milhões à Receita Federal poderão participar de...

Salvador Contra a Dengue: ação permite inspeção de imóveis abandonados para combate ao Aedes

Para fortalecer as ações da mobilização Salvador Contra a Dengue, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio do...