Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Cajazeiras e Valéria: reestruturação das linhas de ônibus terá novas mudanças

A Prefeitura avança na reestruturação das linhas de ônibus da cidade a partir deste sábado (18). As mudanças envolvem 23 linhas e 12 comunidades da região Norte do município, com o objetivo de proporcionar mais conforto aos passageiros. As localidades que terão alguns itinerários alterados nessa etapa são Castelo Branco, Águas Claras, Cajazeiras 6, 7, 8, 10 e 11, Fazenda Grande 1, 2, 3 e 4 e Valéria.
Após o redesenho dos roteiros, o passageiro que antes esperava 130 minutos pela linha Cajazeira X – Lapa, por exemplo, vai passar a aguardar apenas 30 minutos por uma linha Cajazeira X – Estação Pirajá e, em seguida, acessar o metrô, o que garantirá uma economia de duas horas no tempo de espera e de viagem para o destino final, que é a Estação da Lapa.
Ressalta-se, também, que a comunidade de Cajazeiras continuará contando com atendimento direto para vários bairros, a exemplo da Pituba, Ribeira, Narandiba, Comércio, Suburbana, Aeroporto, Itapuã, São Rafael e Valéria.
No bairro de Valéria, o usuário do transporte público que aguardava 65 minutos por uma linha Valéria – Comércio/Campo Grande poderá utilizar a linha Valéria – Estação Pirajá, que será reforçada e terá tempo de espera de apenas oito minutos.
A partir da Estação Pirajá, haverá a possibilidade de integrar com outras linhas de ônibus (Estação Pirajá – Barra 1 e Estação Pirajá – Barra 2) ou ainda integrar com o metrô e seguir até as estações Acesso Norte (para quem vai para o Comércio) e Lapa (para quem vai para o Campo Grande).
A partir da Estação Acesso Norte, será possível seguir para o Comércio, integrando com a linha Acesso Norte – São Joaquim/Comércio. Na Estação Lapa, a viagem até o Campo Grande ocorre por meio da integração com a linha LB2 Lapa – Barra/Barra Avenida.
São diversas opções que dão rapidez ao deslocamento dos moradores dos bairros envolvidos, e em todos eles o tempo de redução de espera pelo coletivo é de, no mínimo, 50% (confira todas as alterações em anexo).
Agilidade – A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) lembra que a integração municipal tem o condão de enfrentar três problemas crônicos que acometiam o Sistema de Transporte Coletivo por Ônibus de Salvador: o tempo de espera nos pontos de ônibus; a duração da viagem, que era considerada longa; e a lotação dos veículos no horário de pico. Para solucioná-los, a Semob aumentou a quantidade de viagens.
“Todos os bairros que passaram pela reestruturação das linhas ganharam mais viagens e, com isso, tiveram um ganho de tempo de no mínimo 50%. Agora, o tempo médio de espera nos pontos é de 15 minutos”, afirma o titular da Semob, Fábio Mota.
Integração – Os passageiros têm a opção de realizar a integração ônibus/ônibus, ônibus/metrô, ou ainda, ônibus/metrô/ônibus. As linhas que têm como destino os terminais de transbordo – como Acesso Norte, Lapa, Pirajá e Mussurunga – podem ser integradas a outras linhas com destino a diversos pontos da cidade, o que abre um leque de opções de mobilidade.
Salvador passou por significativas mudanças nas últimas décadas. Uma delas foi o crescimento populacional, que saltou de 500 mil em 1960 para cerca de 2,6 milhões em 2017, refletindo numa das maiores densidades populacionais do país. Além disso, novas vias foram construídas na capital baiana nos últimos anos.
Aliados à chegada do metrô, esses fatores incitaram a necessidade de um redesenho das linhas de ônibus. As mudanças que estão sendo implementadas, de maneira gradativa, são fruto de um estudo realizado pela Agência Nacional de Transporte, há um ano e meio. Este estudo foi debatido por técnicos do órgão, que observaram vários aspectos que proporcionassem melhorias para o coletivo.
Bilhete Único – Aliada à reestruturação das linhas, a ampliação dos postos de recarga do Bilhete Único – sistema que inclui a Meia Passagem Estudantil, o Bilhete Identificado, o Avulso e o Vale Transporte Eletrônico – proporcionou mais conforto aos passageiros. Eram apenas três pontos de recarga em 2013, e agora são 218 pontos. Hoje é possível recarregar os cartões do Bilhete Único em shopping centers, nos campi universitários, Prefeituras-Bairro, nos terminais de transbordo e em diversos outros pontos credenciados.]]>

Campeonato do Nordeste de Kart acontece em Ipitanga, neste feriado da Semana Santa

O Campeonato do Nordeste de Kart 2024 acontece neste feriado de Semana Santa, entre quinta-feira (28) e sábado (30), no Kartódromo de Lauro de...

Mais 154 municípios vão receber vacinas contra a dengue

O Ministério da Saúde divulgou, nesta quinta-feira (28), a lista completa dos 154 municípios que serão contemplados com doses da vacina contra a dengue...

Campeonato do Nordeste de Kart acontece em Ipitanga, neste feriado da Semana Santa

O Campeonato do Nordeste de Kart 2024 acontece neste feriado de Semana Santa, entre quinta-feira (28) e sábado (30),...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Campeonato do Nordeste de Kart acontece em Ipitanga, neste feriado da Semana Santa

O Campeonato do Nordeste de Kart 2024 acontece neste feriado de Semana Santa, entre quinta-feira (28) e sábado (30),...

Mais 154 municípios vão receber vacinas contra a dengue

O Ministério da Saúde divulgou, nesta quinta-feira (28), a lista completa dos 154 municípios que serão contemplados com doses...

MEC notifica universidades que têm cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação (MEC) notificou nesta quinta-feira (28) seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de...

ATENDENTE AGREDIDA: Criminosos armados se fingem de clientes e assaltam loja de açaí em Narandiba

O Informe Baiano teve acesso as imagens das câmeras de segurança de um assalto no bairro de Narandiba nesta...