Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Tocha Olímpica vai descer de rappel no Elevador Lacerda e shows animam o Farol da Barra

Em coletiva a imprensa na manhã desta sexta (13), o prefeito ACM Neto apresentou a programação para a rota da Tocha Olímpica, que chega a Salvador no dia 24 de maio. A Tocha percorrerá 35 quilômetros, sendo conduzida por 153 pessoas, entre atletas e cidadãos comuns. A escolha do roteiro atende ao objetivo da Prefeitura de aproveitar o evento, que terá transmissão nacional, para valorizar as manifestações culturais da cidade, um dos principais patrimônios de Salvador. Entre os locais por onde passará o símbolo estão o Largo do Pelourinho, Elevador Lacerda e Igreja do Senhor do Bonfim, com apresentações da Banda Olodum, Didá, do Afoxé Filhos de Gandhy, entre outros. As bandas Jota Quest, Thiaguinho e Jammil vão se apresentar no Farol da Barra.

“Nós vamos ter alguns pontos de parada da Tocha. O percurso vai começar no Pelourinho… A Tocha vai descer de rappel no Elevador Lacerda… No Mercado Modelo vamos ter rodas de capoeira e trios nordestino”, disse Neto, que também destacou que “vai ser um dia de intensa celebração na cidade. Salvador que é a única capital do Nordeste a sediar os jogos olímpicos”.

Rota – A passagem da tocha que anuncia a chegada dos Jogos Olímpicos Rio 2016 na cidade terá percurso de 35 quilômetros de extensão e envolverá 153 condutores, mais de 20 apresentações artísticas e culturais e deve ser cumprida em 12 horas. Dividido em três trechos, o evento terá início no Largo do Pelourinho, será encerrado no início da noite, no Farol da Barra, com o acendimento da Pira, em um momento de celebração.

A rota da Tocha Olímpica terá início às 10h30, no Largo do Pelourinho, quando o primeiro condutor acenderá a chama em frente à Fundação Casa de Jorge Amado, ao som da percussão da Banda Olodum. Do Pelourinho, passa pelo Terreiro de Jesus, Praça Municipal – onde a banda de percussão feminina Didá fará uma apresentação -, e desce o Elevador Lacerda de rapel, seguindo até a Colina Sagrada, cumprindo um trajeto de 13 quilômetros com tempo estimado em duas horas.

Já na Cidade Baixa, a primeira parada da chama será no Mercado Modelo, onde será recepcionada por uma roda de capoeira e um trio nordestino. Daí, o comboio segue pelas Avenidas Miguel Calmon e Jequitaia. No Largo dos Mares haverá outra parada estratégica para apresentação da Orquestra de Pandeiros. Os próximos passos são a Avenida Fernandes da Cunha, Largo de Roma – onde para na Praça Irmã Dulce ao som da Orquestra do maestro Fred Dantas -, Avenida Luiz Tarquínio, Largo da Boa Viagem, Monte Serrat – onde no forte haverá uma manifestação cultural com o Rixô Elétrico – e chega finalmente à Colina Sagrada, onde será esperada na Igreja do Senhor do Bonfim por baianas e pelo afoxé Filhos de Gandhy.

Segundo trecho – Previsto para começar às 14h, o segundo trecho do Revezamento da Tocha em Salvador abrange a região da orla, em uma referência a extensão e importância do litoral soteropolitano. Este trajeto compreende 18 quilômetros e está estimado em 3h20 minutos, e tem início na Avenida Paralela, passa pelas Avenidas Orlando Gomes, Otávio Mangabeira – onde faz um pit stop no Jardim Armação com apresentações da Banda Quabales e do Minitrio Garampiola -, encerrando na Avenida Manoel Dias da Silva, na altura da Rua Espírito Santo.

Terceiro trecho – O último trecho da Chama Olímpica será do Dique ao Farol da Barra, um percurso de aproximadamente cinco quilômetros. O horário inicial está agendado às 18h com tempo de execução estimado em uma hora. Saindo do Dique, o condutor seguirá pela Avenida Presidente Costa e Silva e faz sua primeira parada na quadra do Apaxes – onde será saudado pela bateria do bloco carnavalesco que, há 47 anos, desfila no Carnaval de Salvador em defesa da preservação da etnia indígena.

No Dique, o Revezamento da Tocha promete momentos emocionantes. Está previsto que um condutor faça a travessia dessa lagoa artificial em um Single Skiff, passando pelas esculturas em homenagem aos Orixás. Daí o comboio segue em direção à Praça Mangabeira, Avenida Centenário, sobe o Morro do Cristo – onde o Coreto Elétrico se apresenta –, segue pela Avenida Oceânica e chega ao Farol da Barra, local onde estará instalada a Praça de Celebração.

Um dos pontos altos do evento, a Praça de Celebração oferecerá uma programação cultural em formato de festival de música, quando diversas atrações acontecerão simultaneamente. A grande expectativa é a chegada da Chama Olímpica para o acendimento da Pira da Celebração por 30 minutos, seguida dos shows do cantor Thiaguinho e das bandas Jota Quest e Jammil, além de apresentação de DJs.

Serviços Municipais – Responsável pelo planejamento, gestão de tráfego, serviços de saúde, limpeza e gestão de resíduos e ações de proteção às marcas, o Comitê Gestor Municipal garante o funcionamento da cidade simultaneamente à realização do Revezamento da Tocha, tendo sob sua liderança o escritório Salvador Cidade Global (ESCG) e outros 24 órgãos da Prefeitura, entre secretarias e superintendências.

Jogos – A estreia de Salvador nos Jogos Olímpicos Rio 2016 será no dia 4 de agosto com a rodada dupla do torneio masculino de futebol. A Arena Fonte Nova sediará às 17h a partida entre México e Alemanha, uma das mais esperadas. Atuais campeões olímpicos, os mexicanos também venceram o Brasil na final dos Jogos de Londres 2012. Favoritos, os jogadores alemães entram em campo com uma base acostumada a grandes competições em seus clubes na Europa. A disputa seguinte, entre as seleções de Fiji e Coréia, às 20 horas também promete emoções. No dia 7, as mesmas seleções voltam a se enfrentar em Salvador, dessa vez teremos Fiji contra o México, às 17h e Alemanha versus Coréia, às 20h.

Conceituada entre o público como uma das melhores arenas do país, a Arena Fonte Nova receberá no total dez partidas do torneio de futebol feminino e masculino, sendo todas rodadas duplas. Ainda na primeira fase, haverá no dia 9 de agosto dois jogos femininos: Austrália x Zimbábue (16h) e Nova Zelândia x França (19h).

Há uma grande expectativa em torno do dia 10 de agosto, quando a Seleção Brasileira joga contra a Dinamarca, às 22h. Antes, às 19h há o jogo Japão e Suécia. Única Cidade do Futebol no Nordeste, Salvador receberá ainda duas partidas do torneio, uma feminina e outra masculina, na fase de quartas de final. Dia 12 a seleção feminina do 2 º do Grupo E joga contra o 2 º do Grupo F. E no dia 13/8 se enfrentam, no masculino, o 1º do Grupo B e 2º do Grupo A.

Homem é preso em flagrante em Araci por violência doméstica

Policiais Civis da Delegacia Territorial (DT) de Araci autuaram um homem em flagrante por ameaçar e agredir fisicamente a sua mãe e irmã, no...

Polícia Civil apreende carro com placa adulterada

Equipes das Delegacias Territoriais (DTs) de Iguaí e Ibicuí autuaram um homem em flagrante por adulteração de sinal identificador de veículo automotor, na tarde...

Homem é preso em flagrante em Araci por violência doméstica

Policiais Civis da Delegacia Territorial (DT) de Araci autuaram um homem em flagrante por ameaçar e agredir fisicamente a...
Prefeitura Municipal de Savaldor

Homem é preso em flagrante em Araci por violência doméstica

Policiais Civis da Delegacia Territorial (DT) de Araci autuaram um homem em flagrante por ameaçar e agredir fisicamente a...

Polícia Civil apreende carro com placa adulterada

Equipes das Delegacias Territoriais (DTs) de Iguaí e Ibicuí autuaram um homem em flagrante por adulteração de sinal identificador...

Salvador mantém liderança em geração de empregos no Norte e Nordeste e é terceira no ranking nacional

Salvador registrou a criação de mais 4.741 empregos formais no mês de fevereiro, chegando a um acumulado de 10.751...

Em apenas 30 minutos, PM apreende duas armas e munições em Casa Nova

Policiais militares da 25ª CIPM apreenderam duas armas de fogo e munições na manhã desta quinta-feira (28), em Casa...