Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Segovia diz que Lava Jato será prioridade

O novo diretor-geral da Polícia Federal, Fernando Segovia, disse nesta segunda-feira (20) que buscará o “combate incansável à corrupção” à frente do cargo, afirmou que a Lava Jato continuará sendo a agenda prioritária da corporação e criticou a disputa institucional de poder entre a PF e o Ministério Público Federal que, na sua visão, apenas beneficia o crime organizado.
Segovia participou na manhã desta segunda-feira da cerimônia de transmissão de cargo, no salão negro do Ministério da Justiça. Prestigiaram a solenidade o presidente Michel Temer, o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), e o vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli.
“Nesse vendaval de dúvidas e questionamentos quanto ao futuro da Polícia Federal, gostaria de reafirmar que a minha postura, como tradição, é de obedecer sempre e estritamente às leis e à Constituição, respeitando os direitos humanos e ao mesmo tempo a independência no cumprimento do meu dever”, discursou Segovia.
O novo diretor-geral da PF disse ter consciência de estar “com os pés no chão” diante dos desafios impostos ao cargo e defendeu a unidade dentro da corporação.
“É nesse espírito de equipe, todos unidos, que buscaremos o combate incansável à corrupção no Brasil, que continuará sendo a agenda prioritária da Polícia Federal, tendo como premissa a continuidade de operações especiais, tais como a Lava Jato, Cui Bono, Cadeia Velha, Lama Asfáltica e tantas outras em andamento nos inquéritos que tramitam no Supremo Tribunal e nas varas da Justiça”, ressaltou Segovia.
Segovia prometeu combater com o mesmo rigor o crime organizado em suas diversas modalidades, especialmente o tráfico de entorpecentes e de armas. Também afirmou que a PF trabalhará com isenção para garantir a lisura das eleições de 2018.
“Necessitaremos cada vez mais de uma Polícia Federal forte, una e indivisível, com todos os seus servidores, formando um time harmônico, extremamente profissional. Hoje somos mais de 11 mil heróis anônimos que trabalham dia e noite para garantir um Brasil melhor para todos”, afirmou.
Vaidade
O novo diretor-geral da PF também destacou na solenidade que “há hoje uma infeliz e triste situação de uma disputa institucional de poder” entre a Polícia Federal e o Ministério Público Federal (MPF).
“Mas confio muito no espírito de maturidade institucional e profissional dos membros dessas instituições, que neste momento têm a oportunidade de escrever um novo capítulo em sua história, deixando de lado a vaidade e a sede de poder, buscando um equilíbrio e entendimento em nossas ações em prol de toda a nação brasileira, pois o único que se beneficia com essa disputa é o crime organizado”, comentou Segovia.
A Procuradoria-Geral da República (PGR) propôs no Supremo, em abril do ano passado, uma ação pedindo para que seja declarada a inconstitucionalidade do trecho da lei de organizações criminosas que permite ao delegado de polícia firmar acordos.
O Ministério Público Federal sustenta que o acordo pressupõe a participação dos agentes que são parte no processo – o que engloba a instituição, mas não a Polícia Federal. O argumento é de que, como cabe ao MP fazer a denúncia, só o próprio órgão pode negociar os efeitos da acusação.
Expectativa
O imbróglio emperra o andamento de delações já firmadas pela PF, como a colaboração do operador do mensalão Marcos Valério e do marqueteiro Duda Mendonça, feitas sem a participação do MPF.
O acordo de Duda Mendonça está no gabinete do ministro do STF Edson Fachin, relator da Lava Jato na Corte, que só deve deliberar o caso após o plenário do Supremo decidir sobre o assunto.
Em seu discurso, Segovia também agradeceu Temer e o ministro da Justiça, Torquato Jardim, pela sua nomeação.
“Que Deus nos abençoe a todos, nos proteja para buscarmos um Brasil sem corrupção e com justiça a todos os cidadãos”, afirmou o novo diretor-geral da PF. (Rafael Moraes Moura, Carla Araújo e Fabio Serapião)]]>

Devedores de pensão alimentícia são flagrados pelo Reconhecimento Facial na Micareta de Feira 2024

Devendo pensão alimentícia, dois homens - um deles procurado pela Justiça de São Paulo - foram capturados com auxílio do Sistema de Reconhecimento Facial,...

PREOCUPANTE: Hospital da Criança atinge recorde de atendimento de emergência em Feira de Santana

O Hospital Estadual da Criança (HEC), localizado em Feira de Santana, registrou um recorde no número de atendimentos da emergência pediátrica. Na comparação entre...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Devedores de pensão alimentícia são flagrados pelo Reconhecimento Facial na Micareta de Feira 2024

Devendo pensão alimentícia, dois homens - um deles procurado pela Justiça de São Paulo - foram capturados com auxílio...
Fundação Jose Silveira

Devedores de pensão alimentícia são flagrados pelo Reconhecimento Facial na Micareta de Feira 2024

Devendo pensão alimentícia, dois homens - um deles procurado pela Justiça de São Paulo - foram capturados com auxílio...

PREOCUPANTE: Hospital da Criança atinge recorde de atendimento de emergência em Feira de Santana

O Hospital Estadual da Criança (HEC), localizado em Feira de Santana, registrou um recorde no número de atendimentos da...

Anvisa mantém proibição ao cigarro eletrônico no país

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu nesta sexta-feira (19/04) por manter a proibição aos cigarros eletrônicos no...

ACABOU A FESTA: Condenado por homicídio é preso em Micareta de Feira

Com mandado de prisão preventiva decretado pela Justiça, um homem foi preso por uma equipe de policiais infiltrados do...