Sessão especial comemora centenário da Revolução Russa

Realizou-se na noite de segunda-feira (11), no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador, por iniciativa do vereador Hilton Coelho (PSOL), sessão especial em comemoração ao aniversário de 100 anos da Revolução Russa. As intervenções foram centradas na questão histórica, sobre a importância do movimento como inspiração para grupos de esquerda do país, sendo um marco da luta popular por uma sociedade mais igualitária.

“Daquele período até os dias atuais, a luta de classes somente se acentuou e as vitórias da população russa continuam inspirando muitas lutas de trabalhadores e trabalhadoras no Brasil e em nossa cidade”, destaca Hilton Coelho.

O vereador também lembra que foi na década de 1920 que se intensificaram as lutas operárias no Brasil e se acentuaram o processo de luta de classes. “Aqui em Salvador a Revolução influenciou não só alguns movimentos políticos durante as décadas de 1960 e 1970, mas, também grupos culturais. No momento em que o conservadorismo tenta se mostrar em nosso país, a sessão foi importante para destacar as conquistas dos trabalhadores e a construção de uma sociedade igualitária”, pontuou.

Compuseram a mesa, além do vereador Hilton Coelho e da vereadora Marta Rodrigues (PT), Carlos Augusto Marighella, advogado e militante dos Direitos Humanos; Carlos Zacarias, historiador e professor da UFBA; Fabiano Goldinho, historiador, professor do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ); Fábio Nogueira, presidente do PSOL da Bahia; Hamilton Assis, educador da Rede Municipal e militante do Movimento Negro e Zilmar Alverita, militante do Movimento Feminista.

Relacionados