Serra concede passaporte diplomático a pastor da Assembleia de Deus

O novo ministro das Relações Exteriores, José Serra (PSDB-SP), concedeu um passaporte diplomático com validade de três anos ao pastor Samuel Cassio Ferreira, da Assembleia de Deus. A concessão do documento foi publicada na edição desta quarta-feira (18) do “Diário Oficial da União”.

A assessoria do Itamaraty informou que o ministério se baseou no terceiro parágrafo do artigo sexto do decreto que regulamenta a concessão dos passaportes diplomáticos. O dispositivo prevê a concessão do documento a pessoas que, embora não estejam relacionadas na lista de quem pode ter o passaporte, “devam portá-lo em função do interesse do país.”

O decreto 5.978, de 2006, não prevê a concessão desse tipo de passaporte a líderes religiosos. Entre as pessoas que podem recebê-lo, estão o presidente e o vice-presidente da República, ex-presidentes, governadores, ministros, ocupantes de cargo de natureza especial, militares em missões da ONU, integrantes do Congresso Nacional, ministros do Supremo Tribunal Federal, o procurador-geral da República e juízes brasileiros em tribunais internacionais.

Conforme o próprio Itamaraty, o passaporte diplomático concedido gratuitamente identifica a pessoa que está com ele como “agente do governo”. Segundo o ministério, portar esse tipo de documento não concede à pessoa “imunidade diplomática”, mas dá privilégios como atendimento preferencial nos postos de imigração e isenção de visto em alguns países.

serra passaportes pastores

 

Eduardo Cunha
Samuel Cassio Ferreira era diretor do templo da Assembleia de Deus de Campinas (SP) que, segundo a Procuradoria Geral da República, teria recebido depósitos que somam R$ 250 mil supostamente oriundos de propina paga ao presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). A informação faz parte de uma das denúncias apresentadas ao Supremo Tribunal Federal contra o peemedebista pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

Ainda de acordo com o Ministério Público, o dinheiro direcionado ao templo dirigido por Ferreira seria parte dos US$ 5 milhões pagos a Cunha como contrapartida ao fato de ele ter ajudado a viabilizar a contratação de dois navios-sonda para a Petrobras. O presidente afastado da Câmara nega ter recebido suborno de fornecedores da Petrobras.

“É notória a vinculação de Eduardo Cunha com a referida igreja [em Campinas, SP]. O diretor da referida igreja perante a Receita Federal é Samuel Cassio Ferreira, irmão de Abner Ferreira, pastor da Igreja Assembleia de Deus Madureira, no Rio de Janeiro, que o denunciado [Cunha] frequenta. Foi nela inclusive, que Eduardo Cunha celebrou a eleição para presidência da Câmara dos Deputados”, dizia o texto da denúncia de Janot.

No ano passado, a fachada do templo da Assembleia de Deus que era dirigido por Ferreira em Campinas foi pichada com a frase “Cunha na cadeia” após a denúncia da Lava Jato.


Fonte: G1

Cantor 7Kssio passa por nova cirurgia e segue internado em estado grave

O cantor MC 7Kssio segue internado em estado grave na UTI do Hospital Geral do Estado (HGE) após se envolver em um sinistro de...

Correntina anuncia início das obras para despoluir rio que dá nome à cidade e garantir avanço no saneamento básico

A Prefeitura de Correntina anunciou que dará início, até o final deste mês, às obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e da...
Fundação Jose Silveira

Cantor 7Kssio passa por nova cirurgia e segue internado em estado grave

O cantor MC 7Kssio segue internado em estado grave na UTI do Hospital Geral do Estado (HGE) após se...
Prefeitura Vitoria da Conquista

Cantor 7Kssio passa por nova cirurgia e segue internado em estado grave

O cantor MC 7Kssio segue internado em estado grave na UTI do Hospital Geral do Estado (HGE) após se...

Correntina anuncia início das obras para despoluir rio que dá nome à cidade e garantir avanço no saneamento básico

A Prefeitura de Correntina anunciou que dará início, até o final deste mês, às obras da Estação de Tratamento...

Prefeitura inaugura escola com piscina semiolímpica e capacidade para 1 mil alunos em Castelo Branco

Como parte da estratégia de qualificar o ensino e aprendizado ofertado pela rede de educação de Salvador, a Prefeitura...

PREJUÍZO! Discussão de trânsito na Pituba termina em carro quebrado com chave de roda

Uma discussão de trânsito terminou em prejuízo no bairro da Pituba, em Salvador, na manhã desta quinta-feira (07/08). Após...