Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Cientista baiano lança livro baseado em estudos sobre Doença de Chagas

Neste sábado (20), às 16h, na Livraria Cultura do Salvador Shopping, o pesquisador baiano Antonio Teixeira faz o lançamento do seu mais novo livro: Chagas, uma ficção científica, da Editora Kiron. A publicação relata a busca obstinada do conhecimento para controlar a doença de Chagas.

O estudo de Teixeira revelou que o Tripanossoma, agente da doenca, pode ser transmitido sexualmente. Para além da ciência, o livro pode ser lido como romance histórico que envolve pessoas com o drama de cientistas dedicados a busca do desconhecido, existente apenas na imaginação. O autor parte da crença de que todo assunto, ainda que considerado difícil pode ser explicado.

A narrativa passa pelo interior de Minas Gerais e se estende pelo sertão sem fim, onde a morte pela doença é muito comum, e agora se espalha pelo mundo. A viagem pelo desconhecido faz da leitura uma odisseia que vagueia entre a ficção e a realidade.

“Entre as pessoas pode surgir abismos, apenas transponíveis pelo amor, é mesmo assim como porta de emergência”, disse. O romance- drama histórico que vai ser apresentado ao público neste sábado, dia 20/1, na Livraria Cultura do Salvador Shopping, foi escrito para revelar aos leitores o conhecimento científico, fácil, acessível.

Sobre o livro – A doença de Chagas é o motivo condutor da história que tem o sertanejo como vontade de representação. Foi assim que a amizade dos jovens Duda e Zeca perdurou pelos 50 anos, ainda que tomassem caminhos divergentes. As cartas entre eles falavam da labuta das famílias agravadas pela doença de Chagas, e cada leitor encontrará a si mesmo no esteio da amizade, do verdadeiro amor entre os humanos. Ao longo de meio século registram as agruras na convivência com a doença de Chagas. O livro épico é uma ode ao amor pela cultura da brasilidade, dedicada ao trabalho é a nacionalidade.

O autor remete a conquista do conhecimento que promove saúde e bem-estar. Por mais difícil fosse a revelação da verdade, sempre será possível aliviar o sofrimento de muita gente mantida no recôndito desconhecer: o livro é uma ode para as famílias que carregam no peito os pesares do estigma, na escuridão inacessível aos que ainda não se deram conta de que agora já é possível controlar a doença de Chagas. Nesse sentido, a odisseia da Chagas é contada como romance-drama que comove e enternece.

Sobre o autor

Nasceu na Serra do Vitorino, distrito de Maracás, Bahia, sudeste da Chapada Diamantina. Estudou no Colégio Batista Taylor-Egídio, em Jaguaquara, e no Colégio Estadual da Bahia, em Salvador (Central).

Concluiu o curso de Medicina em 1967na UFBA e fez Residência Médica no Hospital das Clinicas Professor Edgard Santos, onde obteve treinamento em patologia e fez observações sobre os casos de Doença de Chagas

Em 1971 foi admitido como Pesquisador Assistente da Universidade Cornell de Nova Iorque, onde apresentou projeto e desenvolveu sua pesquisa sobre a autoimunidade da doença no coração do chagásico.

Em 1975 foi contratado pela Universidade de Brasília onde exerceu o magistério e desenvolveu estudo seminal sobre a origem genética da autoimunidade na doença de Chagas. Ainda na Universidade de Brasília montou laboratório de pesquisa científica e orientou mais de 60 mestres e doutores com base em conceitos de multidisciplinaridade e trabalho em equipe na construção do conhecimento científico.

Essa abordagem levou ao compartilhamento do saber com jovens pesquisadores, cujos trabalhos foram publicados em revistas científicas nacionais e internacionais. Como Professor Titular e Cientista Sênior, Antonio Teixeira teve acesso ao financiamento de agencias nacionais e de organizações internacionais, e é reconhecido internacionalmente pela contribuição ao conhecimento do mecanismo de transferência do DNA do tripanossomo da doença de Chagas de pais para filhos, de geração a geração.

Ao introduzir o método de investigação em famílias ao invés de lidar, separadamente, com o indivíduo, Antonio Teixeira verificou que o protozoário (Trypanosoma cruzi) pode ser eliminado pelo esperma e pelo fluido vaginal. Ao estudar aquela população, descobriu que a doença de Chagas pode ser transmitida pela via sexual. Na condição de doença sexualmente transmitida, a doença de Chagas pode ser evitada mediante programa de educação, informação e comunicação para a saúde.

Essa conquista do conhecimento de interesse mundial foi iniciada pelo jovem médico ainda na Faculdade de Medicina da Universidade da Bahia. Antonio Teixeira recebeu o título de Professor Emérito da Universidade de Brasília em 2013.

Suspeito de integrar gangue de roubo de eletrônicos é preso no centro de Salvador

Um homem investigado por integrar uma organização criminosa especializada em furtos de equipamentos eletrônicos, foi preso na quarta-feira (27), na Praça Dois de Julho,...

Sem saber da fama, Davi conta medo da faculdade: “E se eu não tiver dinheiro pra me manter estudando?”

Uma das falas do baiano Davi no BBB24 chamou a atenção dos fãs nesta sexta-feira (29/03). O brother se mostrou preocupado com a faculdade...

Suspeito de integrar gangue de roubo de eletrônicos é preso no centro de Salvador

Um homem investigado por integrar uma organização criminosa especializada em furtos de equipamentos eletrônicos, foi preso na quarta-feira (27),...
Prefeitura Municipal de Savaldor

Suspeito de integrar gangue de roubo de eletrônicos é preso no centro de Salvador

Um homem investigado por integrar uma organização criminosa especializada em furtos de equipamentos eletrônicos, foi preso na quarta-feira (27),...

Sem saber da fama, Davi conta medo da faculdade: “E se eu não tiver dinheiro pra me manter estudando?”

Uma das falas do baiano Davi no BBB24 chamou a atenção dos fãs nesta sexta-feira (29/03). O brother se...

Ataque ao congresso: mais de 30% dos brasileiros quer perdão a condenados

Os presos por conta ataques ao Planácio, em Brasília, onde ficam localizados os três poderes, deveriam ser perdoados e...

“TÁ ME TIRANDO?” Baiano viraliza ao colocar bandeira de times rivais como capa de corte em véspera de BaVi

O confronto entre Bahia e Vitória acontece apenas do domingo (31/03), mas a rivalidade entre os torcedores é de...