Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Camaçari
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

“Governador chegou”: em clima de festa e no aniversário, Neto inaugura Subúrbio 360

Em clima de festa e sob gritos de “o governador chegou”, o prefeito ACM Neto chegou ao bairro de Coutos nesta sexta (26). O gestor de Salvador completa hoje 39 anos de idade.

O Subúrbio de Salvador, onde residem aproximadamente 400 mil pessoas, ganha um equipamento público de ponta, que está muito além da educação em tempo integral. Instalado em Coutos (onde funcionava, em uma estrutura bem menor, a antiga sede da Fundação Cidade-Mãe), o Subúrbio 360 oferece em um espaço multiuso de dez mil metros quadrados de área construída, atividades para alunos da rede municipal e de toda comunidade que passam pela experimentação com uso de ferramentas tecnológicas, práticas esportivas e culturais, cursos profissionalizantes e atendimento na área de saúde para pessoas com deficiência. Haverá ainda no local um Centro Especial de Reabilitação (CER) para pessoas com deficiência.

27479453 1673146412706621 2051889660 o

No total, o equipamento, fruto de um investimento de R$30 milhões, vai atender a cerca de 1,5 mil pessoas por mês, entre crianças e comunidade em geral. Desse montante, 550 serão matriculadas na Escola Laboratório (Escolab), a terceira inaugurada pela Prefeitura e que fica dentro do Subúrbio 360. Todas essas crianças pertencem à rede municipal de ensino, e, no Subúrbio 360, irão participar de atividades extracurriculares dentro da Escolab e em todos os outros espaços, a exemplo das duas quadras poliesportivas, auditório, teatro e estúdio de rádio.

“Na Escolab, das 8h às 17h, os alunos vão aprender com o uso de ferramentas tecnológicas e como tablets, impressoras 3D, inclusive de uma forma lúdica e interativa. Mas esses estudantes também poderão usar todos os espaços do Subúrbio 360, conforme orientação de uma equipe pedagógica. Esses mesmos espaços, a exemplo das quadras, do teatro, do auditório, também estarão à disposição de outros estudantes e da comunidade em geral, e poderão ser utilizados mediante solicitação à direção do Subúrbio 360”, explicou o secretário municipal de Educação, Bruno Barral.

27398346 1673146432706619 795022249 o

Os estudante da rede municipal matriculados no Subúrbio 360 irão participar das atividades da Escolab e usufruir dos demais espaços do equipamento no contraturno das aulas. Quem estuda pela manhã, por exemplo, poderá chegar ao Subúrbio 360 no início da tarde, onde terá direito a almoço, lanche e até a banho. O mesmo para quem estuda pela tarde, só que no turno oposto. Até agora, cerca de 300 vagas já foram preenchidas, de acordo com a diretora do equipamento, professora Celma Vitória.

Cursos profissionalizantes – “Além dos alunos matriculados na Escolab, cerca de mil pessoas deverão utilizar o Subúrbio 360 por mês. Teremos aqui um espaço para o teatro, comandado pela Fundação Gregório de Mattos em uma sala de primeira para grandes espetáculos. Atividades nas quadras de esporte desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Trabalho, Esporte e Lazer. E cursos profissionalizante de panificação e confeitaria numa cozinha industrial, que será oferecido às mães dos estudantes, numa parceria entre a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e o Senai”, explicou Celma Vitória.

27398474 1673146259373303 1790364248 o

Apae – O Subúrbio 360 terá ainda um Centro Especial de Reabilitação (CER). O centro, que faz parte das atividades da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), será um equipamento de saúde integrado à Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, que foi instituída pela Portaria nº 793/GM/MS, de 24 de abril de 2012. Serão atendidos 400 jovens com deficiências – física e intelectual – por mês. “Será um espaço avançado com neurologia, fonoaudiologia, psicólogos, educadores físicos e terapeutas ocupacionais. Profissionais que serão capazes de fazer diagnóstico e tratamento dessas crianças para que elas possam voltar para casa ou para a escola”, informou o secretário municipal de Saúde, José Antônio Rodrigues Alves.

PAU QUEBRANDO NO SUBÚRBIO! CV ataca BOPE e pelo menos dois são mortos

Guarnições do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e Batalhão PATAMO trocaram tiros com um grupo com mais de 30 bandidos, na noite desta quinta-feira...

Com auxílio de cão farejador, PRF apreende cocaína, maconha e crack em ônibus na BR 116

Na noite de ontem (17), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 147 gramas de cocaína, 381 gramas de crack e 5,05 Kg de maconha...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

PAU QUEBRANDO NO SUBÚRBIO! CV ataca BOPE e pelo menos dois são mortos

Guarnições do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e Batalhão PATAMO trocaram tiros com um grupo com mais de 30...
Fundação Jose Silveira

PAU QUEBRANDO NO SUBÚRBIO! CV ataca BOPE e pelo menos dois são mortos

Guarnições do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e Batalhão PATAMO trocaram tiros com um grupo com mais de 30...

Com auxílio de cão farejador, PRF apreende cocaína, maconha e crack em ônibus na BR 116

Na noite de ontem (17), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 147 gramas de cocaína, 381 gramas de crack...

Davi recebe reclamação por andar de terno e Whindersson defende: “doutor respeitado”

O baiano Davi saiu com o prêmio milionário do BBB 24, mas a vida aqui fora não está tão...

Parceria entre Google e Ministério da Saúde deve melhorar acesso a UBS

O Ministério da Saúde firmou parceria com a empresa Google para aprimorar o acesso a informações sobre as unidades...