Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Concurso elege Rei Momo e Rainha do Carnaval 2018 de Lauro de Freitas

Muita alegria e mais de 100 kg. Esses são os principais atributos de quem quiser se candidatar a Rei Momo do Carnaval 2018 de Lauro de Freitas. As inscrições para o cargo e também para a Rainha da folia vão até terça-feira (30) e podem ser feitas na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo-SECULT, Terminal Turístico Mãe Mirinha de Portão, e na sede da Associação Carnavalesca localizada na Rua José Ernesto dos Santos, no Centro da cidade.

Para o posto de Rainha da folia, as candidatas devem esbanjar simpatia, alegria, sorriso no rosto e muito samba no pé. Além da expressão corporal, fantasia, maquiagem e cabelos também serão avaliados. No ano passado, a estudante Adriana Almeida, 28 anos, foi eleita rainha do Carnaval de Lauro de Freitas. A vencedora do concurso 2018 receberá das mãos dela a faixa passando o reinado.

Além do peso e da animação, só podem se candidatar homens com idade entre 16 e 40 anos. Os documento exigidos são xerox do RG e do CPF e comprovante de residência. Já as candidatas a Rainha devem ter entre 16 e 30 anos e podem se inscrever nos mesmos locais com a apresentação dos mesmos documentos exigidos para Rei Momo. “Além da documentação cada candidato (a) deve levar três quilos de alimentos não perecíveis que serão doados a lares de idosos e creches do município”, informa o diretor da Associação Carnavalesca de Lauro de Freitas, Ivanildo Andrade.

A seleção será feita no dia 3 de fevereiro, na Concha Acústica Roger Batera, às 18h, por uma comissão de representantes de clubes, associações e da imprensa especializada na cobertura do Carnaval. Serão levados em conta, principalmente, o entusiasmo e a disposição de quem pretende se tornar o comandante maior dos dias de folia em Lauro de Freitas. O ingresso para assistir ao concurso são dois quilos alimentos não perecíveis.

Os escolhidos receberão um prêmio e as chaves da cidade das mãos da prefeita Moema Gramacho, na noite de abertura do Carnaval. Durante a folia, o Momo e a Rainha deverão cumprir uma agenda de compromissos que inclui desfile em cima de trios.

Tradição – Para o secretário municipal de Cultura e Turismo (Secult), Manoel Carlos, a tradição do Rei Momo ainda é muito forte em Lauro de Freitas. Para ele, a valorização de símbolos como o Rei Momo e a Rainha do Carnaval vai ao encontro das propostas de diversificação e alegria da festa. “Estes são símbolos tradicionais do nosso Carnaval que este ano trará o tema ‘Cores e Ritmos’”, destacou.

Em Lauro de Freitas o concurso é uma iniciativa da Associação Carnavalesca com o apoio da Secult. A tradição do Rei Momo vem da mitologia greco-romana. Segundo a lenda, para celebrar vitórias em batalha, sempre era escolhido um guerreiro dentre os mais belos. Durante os três dias da festividade, o guerreiro era tratado como a mais alta autoridade local, sendo o anfitrião de toda a folia.

Torcedores tensos com erros de Ceni; Veja provável escalação do Bahia hoje contra Fluminense

A torcida tricolor está tensa e com razão. Sabe que o time precisa ganhar do Fluminense na noite de hoje (16/04), às 21h30, na...

Homem é encontrado morto em praia de ponto turístico de Salvador

A Polícia Civil apura a morte de um homem ainda sem identificação na tarde desta terça-feira, 14/04, na Praia da Barra. Segundo testemunhas, o...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Torcedores tensos com erros de Ceni; Veja provável escalação do Bahia hoje contra Fluminense

A torcida tricolor está tensa e com razão. Sabe que o time precisa ganhar do Fluminense na noite de...
Prefeitura Municipal de Savaldor

Torcedores tensos com erros de Ceni; Veja provável escalação do Bahia hoje contra Fluminense

A torcida tricolor está tensa e com razão. Sabe que o time precisa ganhar do Fluminense na noite de...

Homem é encontrado morto em praia de ponto turístico de Salvador

A Polícia Civil apura a morte de um homem ainda sem identificação na tarde desta terça-feira, 14/04, na Praia...

Homicida é preso após alerta do Reconhecimento Facial da SSP

Um homem com mandado de prisão pelo crime de homicídio foi preso nesta terça-feira (16), em Salvador, após alerta...

CBF pune árbitros após polêmicas na primeira rodada do Brasileirão

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) não deixou as polêmicas da primeira rodada do Campeonato Brasileiro da Série A...